Dmae faz encontro com a comunidade de Belém Novo sobre obras da Ponta do Arado

24/11/2022 10:23
Marcio Nunes/ PMPA
DMAE
Trabalho social buscar integrar, compartilhar informações e esclarecer dúvidas

Mais uma edição do encontro entre comunidade e a equipe do trabalho social do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) ocorreu no bairro Belém Novo, no Colégio Estadual Dr. Glicério Alves, na noite desta quarta-feira, 23. A ação faz parte de uma iniciativa que busca conscientizar a comunidade local sobre as obras executadas para o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado.

O encontro foi coordenado por engenheiros que estão na ponta das obras do SAA Ponta do Arado e pela coordenação da equipe do Trabalho Técnico Social do Dmae. Os moradores participaram com perguntas sobre o andamento das obras, previsão de melhorias no abastecimento de água e os impactos ambientais das intervenções no bairro. “As obras buscam solucionar os problemas dos bairros que sofrem com o risco de intermitência no abastecimento de água, principalmente nos meses do verão” afirma Rafael Lima, um dos engenheiros das obras da Ponta do Arado.

O Trabalho Técnico Social consiste na execução de um conjunto de estratégias, projetos e ações voltado à comunidade da área impactada pelas obras. A atividade é coordenada, concebida e fiscalizada pelo departamento e é realizada por empresa licitada por meio de financiamento da Caixa Econômica Federal. São realizadas oficinas para crianças, jovens e adultos, plantões locais para esclarecimento de dúvidas e informações, e encontros com a comunidade dos bairros afetados.

Obras em execução – A construção do novo SAA Ponta do Arado, que contempla sete obras e beneficiará cerca de 300 mil porto-alegrenses que residem em 18 bairros, tem investimento estimado de R$ 250 milhões, com financiamento pela Caixa Econômica Federal. A estimativa de conclusão e início de operação para o conjunto do sistema é 2025.

A ETA Ponta do Arado é a maior obra do sistema, com investimento de cerca de R$ 87,5 milhões e teve ordem de início em agosto de 2021. Já a adutora de água tratada Restinga, está recebendo os serviços iniciais e a Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) também está em andamento. A implantação da nova adutora subaquática de captação de água, primeira obra do sistema concluída, foi finalizada em outubro.

Leia mais

Começa obra da nova estação de bombeamento de água do Sistema Ponta do Arado

 

Márcio Nunes

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes