Dmae: Equipe de Trabalho Técnico-Social realiza plantões na Ponta do Arado

11/11/2021 09:07
Luciano Lanes/ PMPA
Profissionais prestaram esclarecimentos sobre o projeto e as obras do novo sistema de abastecimento de água

A Equipe de Trabalho Técnico-Social (TTS) do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou nessa quarta-feira, 10, em Belém Novo, os plantões sociais para a comunidade do entorno da Ponta do Arado, no Extremo-Sul de Porto Alegre. Duas profissionais da empresa contratada estiveram na rua Heitor Vieira à tarde prestando esclarecimentos sobre o projeto e o andamento das obras do Dmae para o novo sistema de abastecimento de água (SAA) Ponta do Arado. A rua Heitor Vieira será a principal via de acesso ao canteiro de obras e à futura Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado.

Conforme o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, a partir de novembro, cerca de 30 cargas de caminhão passarão pela rua Heitor Vieira e chegarão a mais de 80 cargas diariamente. "Estamos planejando e realizando ações para mitigar os possíveis transtornos causados pelos carregamentos durante os oito meses de obra que teremos pela frente, e o trabalho comunitário é de extrema importância em todas as etapas das obras", afirma Garcia.

Segundo a assistente social e coordenadora da Assessoria de Relacionamento com a Comunidade do Dmae, Patrícia Tompsen Bandel, o TTS trabalha diretamente com a comunidade do entorno da obra explicando as etapas do cronograma, a importância do projeto para o bairro, região e para a cidade como um todo. “É um trabalho de informação, mobilização e sensibilização da comunidade. É fundamental que todos estejam bem informados sobre o que vai acontecer em cada etapa, e os plantões ajudam a disseminar a informação.” Durante os plantões, as técnicas percorrem as residências dos locais agendados, levando a informação em conversas individuais ou em pequenos grupos. Fora dos plantões, as dúvidas da comunidade podem ser encaminhadas à sub-prefeitura da região Extremo-Sul, que as repassa ao Dmae.

Trabalho Técnico-Social - O TTS é um conjunto de estratégias, projetos e ações voltado à comunidade da área, coordenado e fiscalizado pelo Dmae, sendo realizado pela empresa licitada ASP Assessoria Social e Pesquisa Ltda, com financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF). Além dos plantões, o TTS desenvolve oficinas (para adultos e crianças), palestras e encontros com a comunidade da região.

ETA Ponta do Arado - A estação foi projetada com as técnicas mais modernas de engenharia e deverá produzir inicialmente 2 mil litros por segundo de água tratada, podendo alcançar até 4 mil litros por segundo, o que fornecerá 3 mil litros por segundo a mais que o atual Sistema Belém Novo. Além da ETA, as obras incluem um reservatório com duas câmaras de 5 mil metros cúbicos de água cada uma e ainda uma Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat). O valor investido será superior a R$ 87 milhões nessa primeira etapa e a execução é do Consórcio Cosatel-RGS-Calcar, vencedor da licitação.

Agenda plantões sociais novembro/21:

Dia 10 - Quarta-feira - tarde -  14h30 às 18h. Locais de referência – r. Heitor Vieira e acessos

Dia 12 - Sexta-feira - tarde - 14h30 às 18h. Locais de referência – av. do Lami e Copacabana

Dia 16 - Terça-feira - tarde - 14h30 às 18h. Locais de referência - bairro Boa Vista do Sul

Dia 18 - Quinta-feira - manhã e tarde – 8h30 às 12h e 14h30 às 18h. Locais de referência -  Praça Almerindo e sub-prefeitura do Extremo-Sul

Dia 22 - Segunda-feira - tarde - 14h30 às 18h. Locais de referência - r. Heitor Vieira e av. Lami

25.11 - Quarta-feira - tarde – 14h às 19h30. Locais de referência - r. Heitor Vieira e av. Lami, Copacabana e acessos

Andréa Menezes e Rafaela Redin

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes