Dmae detalha ciclo de produção de água no sistema Belém Novo

12/01/2022 15:21
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Departamento recebeu equipes da imprensa na estação de captação de Belém Novo

Na manhã desta quarta-feira, 12, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) recebeu, na  Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab( Belém Novo, seis equipes de veículos de imprensa de Porto Alegre para detalhar o sistema de abastecimento de água (SAA) Belém Novo. A visita técnica foi conduzida pelo diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, acompanhado de técnicos da Diretoria de Tratamento e Meio Ambiente do Dmae e do secretário de Comunicação da prefeitura, Luiz Otávio Prates.

O grupo conheceu a Ebab Belém Novo, que é o primeiro ponto do SAA, local onde é feita a captação de água do lago Guaíba, a chamada água bruta. Na Ebab, além de um processo de gradeamento, no qual são retidos os sólidos, ocorre a adição de dióxido de cloro (para o controle do mexilhão dourado), antes do bombeamento para a próxima etapa do SAA, em que ocorre o tratamento por processos físicos e químicos. A visita seguiu para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo, onde os jornalistas acompanharam os processos de decantação, filtração, desinfecção, alcalinização, fluoretação e o encaminhamento para a distribuição de água tratada, por meio das estações de bombeamento de água tratada (Ebats).

“Neste verão, além da capacidade do SAA Belém estar no limite, estamos passando por uma estiagem histórica no Rio Grande do Sul. Funcionários do Dmae relatam que, em 30 anos, o nível do Guaíba nunca esteve tão baixo em Belém Novo. Então estamos enfrentando também turbidez elevada, o que diminui a vazão e, consequentemente, a produção de água da ETA", explicou o diretor-geral.

O SAA Belém Novo tem 17 Ebats além de 22 reservatórios, que distribuem a água tratada para mais de 240 mil moradores das zonas Sul, Extremo-Sul e Lomba do Pinheiro, em uma área que equivale a aproximadamente um terço de Porto Alegre. As Ebats e reservatórios das chamadas pontas de rede ficam a mais de 20 km de distância de Belém Novo, na Lomba do Pinheiro. Esses bombeamentos encadeados enfrentam até cinco níveis para chegar às partes mais distantes e mais altas da Lomba. “Estamos trabalhando em várias frentes para amenizar a situação desse verão, com obras e readequações até a construcão da ETA Ponta do Arado, que é a solução definitiva para o abastecimento do extremo Sul e Leste. Neste momento, precisamos ainda contar com a população para o uso racional da água, para que não falte na ponta, nos últimos da rede a receber”, finalizou Garcia.

O Dmae informa a população sobre oscilações e interrupções no abastecimento de água no twitter @dmaepoa

Informações do Dmae:

telefone 156 opção 2

site: prefeitura.poa.br/dmae

aplicativo 156+POA

e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br

chat: centraldmae.procempa.com.br/chat

whats: 51 99332-8170

Andréa Menezes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes