Dmae conserta adutora no bairro Teresópolis

07/05/2021 18:22

Uma adutora de água de 600 milímetros de diâmetro foi rompida no final da tarde desta sexta-feira, 7, na travessa Luiz Tamanini, 42, bairro Teresópolis. Técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) estão no local realizando o conserto emergencial que deve se estender durante a noite, podendo avançar pela madrugada.

Devido ao tamanho da tubulação e complexidade do conserto da tubulação que é de poliplaster – implantada na década de 1980 – foi necessário interromper o abastecimento aos bairros Teresópolis, Nonoai, Vila Nova, Campo Novo, Belém Velho, Medianeira, Glória e Cavalhada. Com o término da manutenção até a madrugada, a previsão é de que o sistema de abastecimento normalize durante a manhã de sábado, 8, podendo demorar mais nas partes altas e pontas da rede.
 
Normalização do abastecimento -  Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferentemente da energia elétrica, que é quase instantânea. A distribuição recomeça somente após os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumularem nível suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede pública vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da canalização.
 
Aspecto da água -  A água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.
 
Informações do Dmae:

telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo #EUFAÇOPOA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170
 

 

Rafaela Redin

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes