Dmae conclui dragagem da bacia do Porto Seco

20/05/2022 17:22

O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) finalizou a dragagem da bacia de amortecimento de águas pluviais do Porto Seco, nesta sexta-feira, 20. Cerca de dois mil metros cúbicos de resíduos foram retirados do local. Agora eles passam pelo processo de decantagem e são destinados ao aterro de resíduos da construção civil, localizado no município de Eldorado do Sul.

O contrato, iniciado em janeiro deste ano, prevê execução dos serviços de dragagem e desassoreamento de arroios, valas, canais e bacias abertas preferencialmente na Zona Norte de Porto Alegre com transporte e destino final dos resíduos removidos. Nos próximos dias, o arroio Santo Agostinho será contemplado com o desassoreamento.

“A dragagem nos permite aprofundar os arroios e valas, dando maior vazão à água das chuvas. Só que é imprescindível contar com o apoio da população, para que o descarte de sólidos seja feito corretamente e não pare no leito destes locais, causando o transbordamento de arroios e valasâ€, ressalta o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

Até o momento, já foram dragados o trecho do Rio Gravataí até a BR 290, que faz parte do Arroio Passo das Pedras, trecho da BR 290 até a Casa de Bombas 10, na Vila Elizabeth, o canal da Casa de Bombas 10 até a avenida Assis Brasil e o canal existente na avenida Severo Dullius.

Nas intervenções, foram retirados mais de 2.300 pneus descartados incorretamente e cerca de 15.429 metros cúbicos de resíduos como colchões, eletrodomésticos, garrafas, sacolas, roupas e etc.

Zona Norte - O contrato de dragagem para a região Norte de Porto Alegre prevê a remoção de 143 mil metros cúbicos de resíduos e mais de 32,2 quilômetros de extensão de arroios, canais e valas, ao longo de 2022. Os serviços são executados pela empresa Dratec Engenharia Ltda, que venceu o pregão nº 259/2021, em 16 de setembro de 2021, pelo valor de R$ 6,8 milhões.

Serão contemplados os arroios Passo das Pedras (popularmente conhecido como Sarandi), Passo da Mangueira, Santo Agostinho e Vila Dique; os canais da Severo Dullius, Mena Barreto, Estações de Bombeamento de Ãguas Pluviais (casas de bombas) de número 5 (na Voluntários da Pátria, junto à Vila Farrapos), 6 (na avenida dos Estados) e 10 (na Vila Nova Brasília, Sarandi). Também prevê o desassoreamento de valas e bacias de detenção abertas da Ecoville, Porto Seco A, B, C e Canal do Porto Seco.

 

 

Roberta Brum

Gilmar Martins