Dmae coloca novo reservatório Cristiano Kraemer em operação

15/12/2022 12:42
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Novo reservatório tem capacidade de 2,5 mil metros cúbicos de água

No dia em que o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) completa 61 anos, esta quinta-feira, 15, é realizada a entrega oficial do reservatório Cristiano Kraemer à população, beneficiando nove mil moradores dos bairros Campo Novo, Hípica, Ipanema e Aberta dos Morros. O novo reservatório, que tem capacidade de 2,5 mil metros cúbicos de água, começou a funcionar experimentalmente em outubro, ajustando um sistema que busca evitar furto de materiais e depredação, consolidando a ampliação da reservação de água e abastecimento da região em 50%. Nesta quinta-feira, foi realizada vistoria final após a fase de testes e ajustes técnicos no equipamento.

“Quando há alto consumo ou necessidade de parar o bombeamento por falta de luz, por exemplo, o sistema demorava cerca de 10 a 12 horas para recuperar, deixando boa parte dos moradores nas Estradas Cristiano Kraemer, Jorge Pereira Nunes e Três Meninas desabastecidos ou com baixa pressão. Trabalhamos e colocamos esse reservatório de grande capacidade em operação antes da chegada do verão para ampliar a oferta e estabilizar o abastecimento dessas comunidades que esperavam há duas décadas pelo aumento da carga de abastecimento”, afirma o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia.

Além dos ganhos para as comunidades, a entrada em operação deste equipamento traz benefícios também ao sistema de abastecimento da região, beneficiando indiretamente 62 mil pessoas. O equipamento possibilitou a redução de pressão operacional, redução de perdas, água reservada por mais de um dia e considerável economia de energia ao diminuir pela metade o tempo de operação da estação de bombeamento de água tratada (Ebat) Santa Rita II, que bombeia a água ao novo reservatório localizado na estrada Cristiano Kraemer, 2976. O investimento foi de cerca de R$ 4,22 milhões em recursos próprios do Dmae. Participaram da entrega técnicos e diretores do Dmae e representantes das subprefeituras da região.

Sistema de monitoramento remoto – Após a construção e ligação com a rede de água existente, o reservatório Cristiano Kraemer foi interligado também ao sistema de monitoramento remoto do Dmae, o Supervisório. Trata-se de um software instalado nas estações de bombeamento e reservatórios do Departamento que, aliado a equipamentos de automação como sonda de nível e sistema de telecomunicações ponto a ponto, permite que informações como o nível de água reservada seja acompanhada em tempo real pelos Centro de Supervisão Operacional (CSO) e Centro de Controle Operacional (CCO). Com o Supervisório, é possível medir o desempenho diário e usual das unidades para propor ações preventivas ou corretivas quando necessário. A automação no local é alimentada por baterias, o que não gera custo com equipamentos para a entrada de energia nem aumenta o consumo de energia mensal.

 

Andréa Menezes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes