Dmae celebra Dia Mundial dos Rios com atividade na Orla do GuaÃba
O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) promoveu nesta quinta-feira, 18, uma atividade alusiva ao Dia Mundial dos Rios, comemorado no último domingo de setembro. Mais de 100 crianças e adolescentes participaram de ações de educação ambiental na Orla do GuaÃba, conduzidas pelas equipes do trabalho técnico-social das obras de macrodrenagem do Arroio Areia.
O objetivo da iniciativa é conscientizar sobre a importância da preservação dos recursos hÃdricos. Pela manhã, participaram alunos do 7º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Açorianos, no bairro Vila Jardim. À tarde, foi a vez dos estudantes do 4º e 5º ano do Instituto Estadual Dom Diogo de Souza, no bairro Cristo Redentor.
“Acompanho o trabalho do Dmae na escola desde o ano passado. A parte lúdica, as gincanas e os passeios para as crianças complementam o que ensinamos em sala de aula. O nosso planejamento e as avaliações com os alunos também são pensados em conjunto com as atividades do Departamentoâ€, relata a professora Ali de Medeiros.
Trabalho - As principais obras de saneamento de Porto Alegre são acompanhadas por trabalhos técnico-sociais, realizados antes, durante e após as intervenções de maior impacto na rotina da população. O objetivo é integrar a comunidade às melhorias realizadas. Atualmente, seis projetos estão em andamento: Arroio Areia, São João, 4º Distrito, Ponta do Arado e Túnel Verde.
Celebração - O Dia Mundial dos Rios é lembrado internacionalmente no quarto domingo de setembro. Criada em 2005, a data busca ampliar a conscientização global sobre a importância dos rios para a vida no planeta, incentivando sua proteção, recuperação e uso sustentável.
Bianca Dilly