Dmae atualiza andamento da manutenção emergencial do Sistema São João

28/01/2025 13:48

As equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) seguem atuando na manutenção emergencial da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ouro Preto. O conserto da adutora de recalque - que, inicialmente, estava previsto para ser finalizado na manhã desta terça-feira, 28 - segue em andamento. A nova previsão é de conclusão no final da tarde.

Todo o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) São João está parado em razão do serviço, de alta complexidade, decorrente de um vazamento. Após a conclusão do reparo, a retomada será gradual. Portanto, nas partes mais altas e distantes da rede, como os bairros Santa Rosa de Lima, Mário Quintana e Morro Santana, a falta d’água poderá persistir na quarta-feira, 29.

”Estamos empregando todos os esforços para restabelecer o fornecimento o quanto antes. Dado o longo período de inatividade das estações, sabemos que este retorno também será complexo. Pedimos a colaboração da população e ressaltamos que temos caminhões-pipa para atender as demandas mais urgentes”, afirma o diretor-geral Interino do Dmae, Darcy Nunes dos Santos.

Caminhões-pipa - Até as 14h desta terça-feira, 22 solicitações de abastecimento por caminhões-pipa haviam sido atendidas pelo Departamento na área do sistema São João. São considerados prioritários os pedidos feitos por estabelecimentos de saúde, instituições de ensino e comunidades com baixo número de reservatórios. Novos pedidos devem ser encaminhados pela população às subprefeituras.

Bairros e locais abastecidos pelo Sistema São João - Jardim Planalto, Passo das Pedras, Costa e Silva, Parque Santa Fé, Chácara das Pedras, Três Figueiras, Rubem Berta, Protásio Alves, Loteamento Timbaúva, Jardim Leopoldina, Jardim Ipu, Alto Petrópolis, Mário Quintana, Chácara da Fumaça, Vila Safira, Sarandi, Morro Santana, Jardim Itu, Jardim Sabará, Cristo Redentor, Passo da Areia, Jardim Lindoia, Boa Vista, Vila Ipiranga, Vila Floresta, São Sebastião, Anchieta, Auxiliadora, Higienópolis, Humaitá, São Pedro, Navegantes, São Geraldo, São João e Vila Farrapos.

Retorno da água - Após paradas mais longas, a água pode apresentar coloração e gosto alterados devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde, que podem estar nas paredes internas da tubulação. Se o aspecto da água demorar a normalizar, o cliente pode solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar ligando para o fone 156, opção 2.

 

Aristoteles Junior

Gilmar Martins