Dmae atua na dragagem do Arroio do Salso na Zona Sul

25/03/2025 11:55
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
A limpeza e o desassoreamento dos cursos d'água minimizam alagamentos em caso de chuva intensa

O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) iniciou nesta terça-feira, 25, uma nova frente de dragagem no Arroio do Salso, localizado na Zona Sul. As equipes atuam no trecho da ponte situada na avenida Serraria, avançando cerca de 200 metros em direção à foz do curso d’água.

“Atuamos de forma permanente na dragagem dos arroios da Zona Sul. Antes de iniciarmos o do Salso, trabalhamos em trechos dos arroios Capivara, Cavalhada, Granja Regina, Guabiroba, Lami, Rincão, Sanga da Morte, Manecão e diversas bacias de amortecimento na regiãoâ€, explica a diretora de Operações do Dmae, Isabel Costa.

No ano passado, o Dmae investiu cerca de R$ 15 milhões na remoção de 161 mil metros cúbicos de resíduos depositados em arroios. O volume superou em mais de 110% a meta estabelecida pelo Plano Plurianual (PPA) da prefeitura para o ano passado. Somente na Zona Sul, foram dragados 29,8 mil metros cúbicos.

Programação - A limpeza e o desassoreamento minimizam transbordamentos dos cursos d’água em episódios de chuvas intensas. Após a remoção, os resíduos são secos às margens dos arroios, por até 30 dias. Depois, são encaminhados a aterros licenciados, garantindo o cumprimento das normas ambientais.

Maria de Lourdes Wolff

Cristiano Vieira