Dmae apresenta Sistema Ponta do Arado a moradores do Extremo-Sul

27/10/2021 10:23
Luciano Lanes/ PMPA
Reunião ocorreu no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e Piquete Feijó do Campeador, na avenida Lami

Na noite de terça-feira, 26, cerca de 40 moradores dos bairros Belém Novo, Lami, Lageado e Boa Vista do Sul participaram de reunião comunitária para apresentação do Sistema de Abastecimento Ponta do Arado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A reunião aconteceu no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e Piquete Feijó do Campeador, na avenida Lami, e faz parte do Trabalho Técnico-Social (TTS) desenvolvido pelo Dmae para apresentar o projeto e as etapas de implantação do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado. 

Luciano Lanes/ PMPA
Cerca de 40 moradores do Extremo-Sul participaram do encontro

Este quarto encontro com a comunidade foi conduzido pelo diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, com o apoio de equipe técnica do Departamento, representantes da subprefeitura da Região Extremo-Sul e da empresa contratada para realização das obras. Na oportunidade, foram detalhados o cronograma de implantação do projeto, as obras principais e complementares, além de serem esclarecidas dúvidas levantadas pelos participantes. Nesta quarta-feira, 27, ocorre mais uma reunião, na escola estadual Glicério Alves, na rua Eustáquio Inácio da Silveira.

"O Sistema da Ponta do Arado é a maior obra da Capital hoje e tem o objetivo de mudar a realidade das pessoas que residem nas zonas Sul e Leste da Capital. A Zona Sul cresceu muito nos últimos anos. Trabalhamos com a expectativa de que até o final de 2024 a ETA Ponta do Arado esteja em pleno funcionamento, sanando o déficit de infraestrutura atual”, afirmou o diretor-geral do Dmae durante a apresentação aos moradores da região.

A obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado iniciará antes do final do ano, causando intensa movimentação de máquinas e veículos em Belém Novo. Como exemplo, projeta-se que cerca de 80 a 100 cargas de caminhão deverão passar por dia pela avenida Heitor Vieira quando a obra começar, alterando o cotidiano da população local. Para minimizar os impactos junto à comunidade, o Dmae trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), que mobilizou a Diretoria-Geral de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) para reforçar a pavimentação local. 

A estação foi projetada com as técnicas mais modernas de engenharia e deverá produzir inicialmente 2 mil litros por segundo de água tratada. Além da ETA, o sistema inclui um reservatório com duas câmaras de 5 mil metros cúbicos de água cada uma e ainda uma Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat). O valor investido será de mais de R$ 87 milhões nessa primeira etapa e a execução é do Consórcio Cosatel-RGS-Calcar, vencedor da licitação.

Trabalho Técnico-Social - É um conjunto de estratégias, projetos e ações voltados à comunidade da área, coordenado e fiscalizado pelo Dmae, sendo realizado pela empresa licitada ASP Assessoria Social e Pesquisa Ltda, com financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF).

Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado - O atual SAA Belém Novo, que abastece mais de 240 mil moradores do Sul, Extremo-Sul e Lomba do Pinheiro, está no limite de sua capacidade. Com o crescimento da demanda, causado pelo aumento populacional dos últimos anos, o Dmae passou a buscar alternativas para melhorar essa situação, até chegar ao projeto do novo SAA Ponta do Arado, que deverá ser a solução para essas regiões após a execução das sete obras previstas. O financiamento para o SAA Ponta do Arado foi contratado pela prefeitura e o Dmae em 2019, com investimento estimado de R$ 250 milhões. A previsão é que todo o sistema esteja em funcionamento em 2024. 

A primeira das sete obras, a adutora subaquática de captação de água bruta, que ficará na praia de Copacabana, no bairro Belém Novo, está em andamento e em breve deverá ter início a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA). Os recursos são do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por meio de financiamento com a CEF.

Andréa Menezes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes