Dmae apresenta à comunidade da Copacabana projeto do novo Sistema Ponta do Arado

01/12/2021 14:18
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Reunião faz parte do trabalho técnico-social desenvolvido pelo Departamento para o SAA

Mais de 40 moradores da comunidade Copacabana participaram de reunião comunitária conduzida pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) na noite dessa terça-feira, 30, para apresentação do projeto e etapas de implantação do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado. A reunião, parte do trabalho técnico-social (TTS) desenvolvido pelo Dmae para o SAA Ponta do Arado, ocorreu no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lanceiros da Zona Sul, na avenida Olávio José de Souza, em Belém Novo. Este sétimo encontro com a comunidade foi conduzido pelo diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, com o apoio de equipe técnica do Departamento, representantes da subprefeitura da região Extremo-Sul e da empresa contratada para realização das obras.

"O Sistema da Ponta do Arado objetiva mudar a realidade das pessoas que residem nas zonas Sul e Leste da Capital, além de ser a obra de maior vulto em Porto Alegre hoje. A proporção da obra acompanha e prevê o crescimento da Capital para a Zona Sul, deve sanar o déficit de infraestrutura atual na região e, para alcançar tudo isso, vai impactar os moradores do entorno da obra”, afirmou Garcia durante a apresentação.

“Trabalhamos com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) na construção dos projetos de melhorias para a Praça Almerindo Lima, chamada popularmente de Prainha, assim como fizemos parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) para reforçar a pavimentação na área junto à nova Estação de Tratamento de Água. Trabalhamos transversalmente dentro do governo municipal para garantir o menor impacto possível para a população sem afetar o andamento da obra”, finalizou o diretor-geral do Dmae.

Na reunião, logo após o detalhamento do novo sistema, foram pormenorizados à comunidade projetos oriundos de demandas feitas em reuniões anteriores. Primeiro foi o projeto de sinalização viária realizado pela Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) para o trajeto dos caminhões da obra, entre as avenidas Heitor Vieira e do Lami, e a seguir o projeto de melhorias para a Prainha. Antes do encerramento, foram ouvidas e respondidas questões da comunidade.

Trabalho Técnico-Social (TTS) - O TTS é um conjunto de estratégias, projetos e ações voltado à comunidade da área, coordenado e fiscalizado pelo Dmae, sendo realizado pela empresa licitada ASP Assessoria Social e Pesquisa Ltda, com financiamento da CEF. A agenda de dezembro dos plantões sociais realizados pela equipe do TTS ainda está sendo ajustada e será divulgada pelo Dmae e pela subprefeitura da região Extremo-Sul.

Prainha – O projeto de melhorias da Praça Almerindo Lima será realizado pela Smamus, órgão responsável pelo espaço. O Dmae fará repasse de recursos de cerca de R$ 1 milhão para a execução do projeto, após o fechamento do canteiro de obras do Departamento no local.

Entre os melhoramentos previstos estão a urbanização do terreno, churrasqueiras, um pequeno píer e revitalização dos brinquedos infantis. Enquanto o canteiro de obras estiver ativo, para amenizar o transtorno e garantir o lazer da comunidade junto ao Guaíba no verão, o Dmae limpará as trilhas de acesso a duas prainhas contíguas à Praça. Os brinquedos infantis, que hoje estão dentro do canteiro, também serão provisoriamente transpostos para área de livre acesso à população.

Linhas de adutoras - A adutora subaquática de captação de água bruta é a primeira de sete obras do SAA Ponta do Arado, realizada com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), por meio de financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF). Para ler sobre o andamento das obras das linhas de adutoras do SAA, clique aqui. Em breve deverá ter início a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA).

Andréa Menezes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes