Dmae agiliza setorização na Zona Sul e outros serviços na cidade

03/05/2021 08:40
DMAE / PMPA
ÁGUA E ESGOTOS
Serão intensificados os trabalhos no subsistema Cascatinha-Catumbi, desta vez em ruas da Vila Nova

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vai intensificar os trabalhos de setorização no subsistema Cascatinha-Catumbi, desta vez em ruas da Vila Nova nomeadas abaixo (confira no mapa). Outras ruas serão atendidas em futuras etapas do projeto de setorização. Ainda na Zona Sul, haverá uma substituição de registro em adutora e uma desativação de rede antiga. Já na Zona Norte, uma rede antiga será desativada no bairro Rubem Berta. Se chover forte, os serviços poderão ser transferidos para outras datas.

Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Serviços programados têm o objetivo de qualificar a rede de abastecimento, com substituições ou manutenções planejadas

Setorização de redes de água - A setorização que está em curso no subsistema Cascatinha-Catumbi abrange 194 quilômetros de redes de água nos bairros Campo Novo, Cavalhada, Cristal, Medianeira, Nonoai e Vila Nova. O investimento de R$ 7,27 milhões alcança mais de 32 mil economias onde vivem cerca de 91 mil pessoas. Setorizar a rede distribuidora é dividi-la em setores menores e estanques, controlados por macromedidores de vazão. Dessa forma, o Dmae consegue gerenciar eventuais perdas de água tratada, reduzir a área que fica desabastecida durante os consertos emergenciais e os serviços programados e, consequentemente, agilizar o retorno do fornecimento para os clientes.

Na segunda-feira, 3, haverá interligação de redes de água na Estrada João Salomoni esquina da rua Jerolomo Minuzo, e desativação de redes na rua Marquês do Maricá esquina da rua Marte. O abastecimento será interrompido, a partir das 9h, para uma parte da Vila Nova (no mapa, em cor verde: Estrada João Salomoni; Alameda Um; ruas Marquês do Maricá, Marte, Walton Pontes Carpes, Jerolomo Minuzo e Aurora; e acessos).

Na quarta-feira, 5, as redes de água serão interligadas na avenida Monte Cristo esquina da rua Dr. Arthur Mickelberg. A partir das 9h, o abastecimento estará suspenso para outra parte da Vila Nova (no mapa, em cor vermelha: avenidas Vicente Monteggia, Belém Velho e Monte Cristo; ruas Ângelo Passuelo, Ida Passuelo,  Atílio Superti, Catarino Andreatta, Marquês do Maricá, Ênio de Souza, José Carlos de Souza, Casemiro de Souza, Pedro Cardoso de Azevedo, Jasmim; Travessa Um; e acessos). O retorno é esperado para a noite desta quarta, podendo demorar mais nas partes altas da região.

Outros serviços na semana – Nesta segunda-feira, 3, um registro será substituído na adutora da rua Comendador Antônio Fontoura esquina da rua Padre Teschauer. Por causa disso, a Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Glorinha vai ser desligada. Poderá faltar água no bairro Glória, a partir das 9h, com retorno previsto a partir da noite de segunda, ou depois desse prazo nas partes altas da região. Na terça-feira, 4, uma rede antiga será desativada na rua Dr. Armando Barbedo esquina da avenida Wenceslau Escobar. Poderá ocorrer desabastecimento nos bairros Tristeza e Camaquã, das 9h até a noite de terça. E na quinta-feira, 6, uma rede antiga será desativada na avenida João Ferreira Jardim esquina da avenida Baltazar de Oliveira Garcia. Poderá faltar água no bairro Rubem Berta, entre 9h e a noite de quinta, ou além desse prazo nas partes altas da região. 

Entenda mais sobre os serviços do Dmae - Os serviços programados têm o objetivo de qualificar a rede de abastecimento, com substituições ou manutenções planejadas. São serviços que abrangem uma grande área (um ou mais bairros) e demandam mais de quatro horas para execução. Os serviços programados são divulgados com antecedência e têm previsão de início e término, tanto do serviço quanto do retorno do abastecimento.

Normalização do abastecimento -  Ao final dos serviços do Dmae, a água não volta de imediato, tal como a energia elétrica, que é quase instantânea. Primeiro os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) precisam acumular nível suficiente de água, evitando que os motores queimem ao serem religados. Depois, já na rede distribuidora, a água pode demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da canalização.

Aspecto da água -  A água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo #EUFAÇOPOA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

 

Ieda Pezzi

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes