Dmae abre chamamento público para apresentação de soluções inovadoras em contenção de cheias
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) abriu nesta quinta-feira, 17, um chamamento público para a apresentação de soluções inovadoras em contenção de cheias. A informação está disponível no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O edital determina prazo de um mês para a manifestação dos interessados.
O principal objetivo do chamamento é a identificação de possíveis recursos para qualificar o sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre, em especial na instalação de barreiras temporárias. Elas são necessárias em locais onde não há possibilidade imediata de realização de obras permanentes, como vias públicas.
“A cheia histórica de 2024 revelou a necessidade de modernizarmos o nosso sistema de proteção, concebido na década de 1960. Gradualmente, todos os pontos críticos identificados estão tendo soluções encaminhadas, e este chamamento pode acelerar esse processo”, afirma o diretor-presidente do Dmae, Bruno Vanuzzi.
Diversos países já utilizam soluções do tipo, incluindo Holanda, Estados Unidos, Canadá e Indonésia.
Barreiras temporárias - Conforme o edital, a solução inovadora deve ser composta por módulos interconectáveis, com capacidade de adaptação a diferentes alturas. Os equipamentos devem ter capacidade de operar mesmo em áreas com acúmulo prévio de água, garantindo resposta imediata em caso de emergências.
Entre os locais que podem se beneficiar com a instalação de barreiras físicas temporárias, estão o entorno da Usina do Gasômetro, a alça de acesso da avenida Assis Brasil, a avenida Ernesto Neugebauer e a entrada da Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Moinhos de Vento.
Gilmar Martins