Desligamento de energia poderá causar falta de água nas ilhas no domingo

26/03/2021 08:43
Arte / Dmae
Caso chova, a CEEE poderá suspender o serviço por razões de segurança
Caso chova, a CEEE poderá suspender o serviço por razões de segurança

As ilhas da Pintada, das Flores, dos Marinheiros e do Pavão poderão ficar sem água neste domingo, 28, a partir das 7h da manhã, devido a um desligamento programado da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) para melhorias na rede elétrica. O serviço afeta o funcionamento da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ilhas e deverá estender-se até as 16h. A previsão de normalização no abastecimento de água é a partir da noite de domingo. Caso chova, a companhia de energia elétrica poderá suspender o serviço por razões de segurança.

Normalização do abastecimento - Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferentemente da energia elétrica, em que o retorno é quase instantâneo. A distribuição de água recomeça somente após os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumularem nível suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede pública vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da canalização. O calor faz aumentar o consumo de água, o que pode atrasar ainda mais a normalização nesses locais.

Aspecto da água - No retorno do abastecimento, a água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que, pela pressão da água, podem se desprender das paredes internas da canalização. Para solicitar eventual lavagem da rede ou do ramal predial, basta ligar para o 156, opção 2.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo #EUFAÇOPOA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

 

Andréa Menezes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes