Começa a primeira obra do novo sistema Ponta do Arado

07/04/2021 14:59
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Conjunto de obras é a solução definitiva para o abastecimento de água na Zona Sul da Capital

A primeira das sete obras do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, a adutora subaquática de captação de água bruta, já está em execução no bairro Belém Novo. O investimento é de R$ 29 milhões. Nesta primeira etapa da intervenção são preparados 4 mil metros de tubos de pead (polietileno de alta densidade) de 1,20 metro de diâmetro, que serão instalados no leito do Lago Guaíba. O diretor-geral do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, vistoriou o local na manhã desta quarta-feira, 7.

Com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), através de financiamento com a Caixa Federal, a execução é feita pela STER Engenharia Ltda e tem previsão de conclusão em abril de 2022. A obra prevê a implantação de duas linhas adutoras com dois quilômetros de extensão cada, que serão implantadas paralelamente à adutora existente de captação de água bruta do sistema Belém Novo, lado Sul, na enseada entre o Morro da Cuíca e a Ponta do Arado Velho. O canteiro de obras foi montado em parte da Praça Armelindo Lima e, após a conclusão da obra, o espaço será revitalizado pela prefeitura com recursos do Dmae.

Os mais de 330 tubos em polietileno de alta densidade (PEAD) com 12 metros de comprimento começaram a ser recebidos em outubro. Neste momento ocorre a solda dos canos que formarão segmentos de 500 metros cada - que posteriormente serão levados ao Guaíba - , e a fabricação dos contrapesos que pesam cerca de 5 toneladas. “Esta obra, de alta complexidade, começa a tornar realidade a tão aguardada solução para o abastecimento de água desta região. A estimativa é que todo o sistema esteja operando em 2024, após a execução de cada uma das obras do complexo que gradualmente irão começando”, explica Garcia. Após a preparação das tubulações, será feita a dragagem do fundo do Guaíba para instalá-las a cerca de quatro metros de profundidade.

Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Direção do Dmae vistoriou a execução dos trabalhos no bairro Belém Novo nesta quarta-feira

Ponta do Arado - O atual Sistema de Tratamento de Água Belém Novo, que abastece mais de 240 mil moradores do Sul, Extremo-Sul e Lomba do Pinheiro, está no limite da capacidade. Com o aumento de demanda, o Dmae passou a buscar alternativas para melhorar essa situação.

Por isso, a construção do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, que contempla sete obras, é a solução para o abastecimento da região. A prefeitura e o Dmae contrataram o financiamento em 2019, com investimento estimado de R$ 250 milhões.

O fim do déficit de abastecimento vai se dar com a finalização do SAA Ponta do Arado, que nesta primeira etapa, além da implantação da adutora subaquática de captação de água bruta - já em execução - , e da principal obra que é a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado, cuja licitação está em andamento com previsão de início até o final do ano, o sistema terá mais cinco obras. São elas: Estação de Bombeamento de Água Buta, adutora de recalque de água bruta, adutora de água tratada, subestação de energia de alta tensão e linha de transmissão.

Entre as outras obras planejadas para o SAA Ponta do Arado, no primeiro semestre será publicada licitação para ampliação do Reservatório Boa Vista, com capacidade de 5 mil metros cúbicos, além das substituições de adutora e conexões da Restinga, que já foram executadas. Ainda estão previstos um reservatório e uma adutora no bairro Lageado. A estimativa é que todo o sistema esteja em funcionamento em 2024.

 

Isabel Lermen

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes