Chico Lisboa abre primeira exposição de 2024 na Galeria de Arte do Dmae

19/03/2024 09:02

A exposição Depois de Inspirar, de Lurdi Blauth, abre o calendário de exposições da Associação de Artes Plásticas Chico Lisboa nesta terça-feira, 19, na Galeria de Arte do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), no bairro Moinhos de Vento.  A partir das 18h30, o público poderá visitar o conjunto de obras pinçadas na produção de Blauth, realizada ao longo de mais de 50 anos dedicados à xilogravuras, gravuras em metal e outros processos contemporâneos. Também estará disponível uma visita mediada com a artista a partir das 17h30.

O trabalho de Blauth apresentado em Depois de Inspirar busca provocar o espectador a pensar sobre a sua presença no mundo e a relação existente entre arte e natureza. Para tanto, as percepções da artista referentes ao meio ambiente refletem-se no resultado das suas obras, visto que seus processos e materiais (reciclados e menos tóxicos) também representa um cuidado ambiental. “A sustentabilidade é uma das questões mais importantes da atualidade e a arte coloca-se como um meio de fruição desta causa”, explica a curadora da exposição, Fabiane Machado.

Lurdi Blauth é artista plástica, pesquisadora, professora e curadora na área de gravura, fotografia, livros de artista e instalação. Esta é sua 18ª exposição individual, além de inúmeras participações em exposições coletivas pelo Brasil e no exterior, realizadas durante seu percurso artístico.

Depois de Inspirar pode ser visitada até 28 de abril na  Galeria de Arte do Dmae, no subsolo do jardim do Departamento na rua 24 de Outubro, 200. Fica aberta de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.

Galeria compartilhada – Desde fevereiro de 2023 a Galeria de Arte do Dmae divide o espaço com a Associação de Artes Plásticas Chico Lisboa.  A Galeria ocupa um antigo reservatório de água dos anos 1940, que foi desativado há décadas, deixando livre o espaço com pé direito de quase quatro metros e os dezesseis pilares de sustentação que caracterizam o local.

 

Andréa Menezes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes