Casa de bombas que atende bairro Menino Deus recebe reforço estrutural

13/11/2025 16:23
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Estação recebe tampas pressurizadas para aumentar a proteção dos motores e painéis eletroeletrônicos

A Estação de Bombeamento de Ãguas Pluviais (Ebap) 13, localizada no Parque Marinha do Brasil, passa por reforço estrutural a partir desta quinta-feira, 13. A casa de bombas, responsável pela drenagem urbana de parte do bairro Menino Deus, receberá tampas pressurizadas para aumentar a proteção dos motores e painéis eletroeletrônicos em caso de cheias nos rios.

"As tampas pressurizadas funcionam como uma barreira física e hermética para conter a entrada de água em períodos de cheia extrema. Com essa melhoria, a casa de bombas vai continuar operando mesmo se o nível dos rios estiver elevado, reduzindo o risco de alagamentos no Menino Deus", explica o diretor de Proteção Contra Cheias e Drenagem Urbana do Dmae, Alex Zanoteli.

Os equipamentos instalados na Ebap 13 cumprem a mesma função das chaminés de equilíbrio construídas nas casas de bombas 17 e 18, no Centro Histórico. Na prática, tanto as tampas, quanto as chaminés impedem o retorno da água pelos poços de controle, permitindo que os equipamentos permaneçam em operação mesmo quando os cursos d’água ultrapassam a cota de inundação.

Obras definitivas - As obras definitivas das Estações de Bombeamento de Ãguas Pluviais terão início em 2026. A concorrência pública que definirá a empresa responsável pela modernização predial e pela substituição de motores e painéis nas Ebaps 5 (Humaitá), 6 (Anchieta), 8 (Vila Farrapos) e 10 (Sarandi) será realizada em 24 de novembro. A licitação tem valor de referência de R$ 50,3 milhões.

O Dmae também trabalha na abertura do processo de contratação das obras nas casas de bombas 12 (Menino Deus), 17 (Centro Histórico), 18 (Centro Histórico) e 20 (Sarandi). O edital passa por ajustes técnicos e jurídicos para garantir maior segurança ao processo e será publicado ainda em 2025. As intervenções serão executadas de forma simultânea, com diferentes lotes em andamento paralelo.

Aristoteles Junior

Bianca Dilly