Avança implantação de nova adutora subaquática de captação de água na região Sul

05/04/2022 16:11
Luciano Lanes/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Afundamento da tubulação no Guaíba começou na tarde desta terça

As obras de implantação da adutora subaquática de captação de água bruta do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, no bairro Belém Novo, ingressaram em uma nova etapa, nesta terça-feira, 5. Dois mil metros de tubos em polietileno de alta densidade (Pead) com 12 metros de comprimento, que foram soldados na margem do lago Guaíba e conduzidos para a água, foram deslocados do Estaleiro Rio Feliz, nas proximidades da Ilha das Flores, no rio Jacuí, até a enseada entre o Morro da Cuíca e a Ponta do Arado Velho. A operação de alta complexidade, autorizada pela Marinha, iniciou-se na segunda, 4, às 19h, e prosseguiu com apoio de embarcações durante a madrugada.

As duas linhas adutoras com dois quilômetros de extensão cada ficarão dispostas paralelamente à adutora existente de captação de água bruta do sistema Belém Novo, lado Sul. Iniciadas em abril e efetuadas pela Ster Engenharia Ltda, os trabalhos têm estimativa de término neste primeiro semestre e estão com cerca de 70% de execução. “O novo sistema vai transformar o abastecimento de água às zonas Sul, Extremo-Sul e Leste de Porto Alegre. Com esta nova etapa, que levará a estrutura para o fundo do Guaíba, estamos entrando nas fases finais de execução desta obra”, destaca o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia.

Na tarde desta terça, começou a operação de afundamento das linhas, que deve durar cerca de duas semanas. Elas ficarão a cinco metros de profundidade e terão sinalização náutica de boias, a exemplo do que já acontece com a adutora do SAA Belém Novo. A torre de captação, na extremidade das linhas, ficará submersa até o limite da linha d'água do lago e também será sinalizada com boias fixas em suas quatro extremidades, garantindo a visibilidade para navegação no local.

Após o aterramento das linhas de adutoras, o Dmae fechará seu canteiro de obras na Praia do Poleto, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade realizará as obras de melhoria na Praça Almerindo Lima antes de devolvê-la à comunidade. A obra para captação de água bruta do Guaíba tem investimento de R$ 29 milhões, financiados com a Caixa Econômica Federal com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O SAA Ponta do Arado vai aumentar a produção de água para as regiões Sul, Extremo-Sul e Leste da cidade. A estimativa de conclusão e início de operação para o conjunto de sete obras que compõem o sistema é 2024.

Ponta do Arado - O atual Sistema de Tratamento de Água Belém Novo, que abastece mais de 240 mil moradores do Sul, Extremo-Sul e Lomba do Pinheiro, está no limite da capacidade. Com o aumento de demanda, o Dmae passou a buscar alternativas para melhorar essa situação. A prefeitura e o Departamento contrataram o financiamento em 2019, com investimento estimado de R$ 250 milhões.

O fim do déficit de abastecimento vai se dar com a finalização do SAA Ponta do Arado. Além da implantação da adutora subaquática de captação de água bruta (já em execução), e da principal obra que é a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado, já com os serviços iniciais em desenvolvimento, o sistema terá mais cinco obras nesta primeira etapa. São elas: Estação de Bombeamento de Água Bruta, adutora de água tratada, subestação de energia de alta tensão – as três primeiras já em licitação; e mais adutora de recalque de água bruta e linha de transmissão.

Entre as outras obras complementares planejadas para o SAA Ponta do Arado e que serão executadas com recursos próprios, ainda neste ano será publicada licitação para ampliação do Reservatório Boa Vista, com capacidade de 5 mil metros cúbicos, além das substituições de adutora e conexões da Restinga, que já foram executadas. Ainda estão previstos um reservatório e uma adutora no bairro Lageado.

Isabel Lermen

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes