Adutora de água tratada da Ponta do Arado está com 40% da obra concluída

16/03/2023 11:30
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Obra da nova adutora de água tratada da Ponta do Arado está na fase de assentamento de tubos

A adutora de água tratada de 1200 milímetros de diâmetro, que faz parte das obras do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, está com 40% da obra concluída. A nova tubulação terá como função principal levar água tratada pela nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado até a adutora Restinga, que já existe, e consequentemente abastecer os reservatórios de todo o sistema.

As obras iniciaram na rua João Vieira de Aguiar Sobrinho nos trechos entre a rua Florêncio Faria e avenida do Lami, restando para o final da obra a extensão entre a Florêncio Faria e a Estrada Francisca de Oliveira Vieira. Restam ainda o assentamento dos tubos na avenida do Lami, a intervenção dentro do terreno da ETA Ponta do Arado e um trecho de 140 metros na João Vieira de Aguiar Sobrinho.

“O restante do trabalho é complexo pelo grande diâmetro da tubulação e algumas interferências que podem ser encontradas na sequência da obra, como redes pluviais, cloacais, de água e telefonia também”, afirma o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss. A previsão de conclusão da obra é para o mês de agosto.

SAA Ponta do Arado - A construção do novo SAA Ponta do Arado, que contempla sete obras e beneficiará cerca de 300 mil porto-alegrenses que residem em 19 bairros, tem investimento estimado de R$ 250 milhões com financiamento pela Caixa Econômica Federal.

A ETA Ponta do Arado, a Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) e a própria adutora de água tratada Restinga estão em execução. Já foi dada a ordem de início para o começo da obra da nova subestação de energia que será responsável por abastecer a nova ETA. A adutora subaquática de captação de água, primeira obra do sistema concluída, foi finalizada em outubro de 2022.

Márcio Nunes

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes