Sa√ļde

Telemedicina

A Prefeitura de Porto Alegre, atrav√©s da Secretaria Municipal de Sa√ļde e Gabinete de Inova√ß√£o busca solu√ß√Ķes para contribuir com o entendimento para implanta√ß√£o e operacionaliza√ß√£o de telemedicina na √°rea de urg√™ncia e emerg√™ncia.

Para isso o munic√≠pio est√° lan√ßando processo de chamamento para identificar e convidar Startups e demais interessados para teste em servi√ßos p√ļblicos de sa√ļde.

O objetivo √© identificar, selecionar e testar solu√ß√Ķes inovadoras na √°rea de telemedicina.

O processo ir√° selecionar solu√ß√Ķes inovadoras ligadas a telemedicina, para implanta√ß√£o e operacionaliza√ß√£o de pronto atendimento virtual 24 horas com fornecimento de servi√ßos m√©dicos e de enfermagem devidamente habilitados, para atendimento de usu√°rios do SUS.

O chamamento √© baseado no Decreto Municipal n¬ļ 19.701/2017, que institui a possibilidade de chamamento p√ļblico procedimento para que startups interessadas apresentem solu√ß√Ķes inovadoras.

O município de Porto Alegre possui quatro Prontos de Atendimentos para acolhimento de urgência aos cidadãos. Mais da metade desses atendimentos são casos leves, que demandam somente medicação, atestado e orientação.

Aproximadamente 75% dos pacientes que procuram atendimento em Unidades de Pronto Atendimento são casos leves (de classificação verde e azul)

A grande procura por atendimento, agravada pela pandemia da Covid, causa aumento no tempo de espera, com desgaste dos pacientes e maior frequência de aglomeração, o que incrementa a possibilidade de transmissão de doenças infectocontagiosas.

 

Atualizado em
18/01/2023