Auxílio ao servidor

Prova de Vida

Informamos que as provas de vida anuais dos¬†aposentados¬†e¬†pensionistas¬†do PREVIMPA passar√£o¬†a ser realizadas nas ag√™ncias da¬†Caixa Econ√īmica Federal¬†de todo o pa√≠s, dentro do m√™s de anivers√°rio do respectivo benefici√°rio.

Os aposentados e pensionistas que tiveram a concessão do benefício no ano recorrente, deverão realizar a prova de vida no próximo ano, no mês de aniversário.

Os documentos que dever√£o ser apresentados por ocasi√£o da prova de vida s√£o: Carteira de Identidade (RG), ou Carteira de Motorista (CNH), ou Carteira de Identidade Profissional, ou Passaporte v√°lido - documentos originais, em boas condi√ß√Ķes, expedidos h√° menos de 10 anos, ou c√≥pias autenticadas em tabelionato.

A Import√Ęncia do Cadastro Previdenci√°rio (assista ao v√≠deo aqui)

 

Aten√ß√£o √†s orienta√ß√Ķes:

  • Aposentados e Pensionistas interditados para os atos da vida civil:

Os respectivos¬†Curadores¬†dever√£o realizar a prova de vida em nome dos benefici√°rios, apresentando os documentos abaixo citados, ficando dispensada a presen√ßa do(a) aposentado(a) ou pensionista. Neste caso, a prova de vida dever√° ser realizada na sede do PREVIMPA, obedecendo ao m√™s de anivers√°rio do(a) aposentado(a) ou pensionista,¬†mediante agendamento pr√©vio¬†pelos telefones da Central de Atendimento ao P√ļblico do PREVIMPA, 3289.3530 ou 3289.3538.

Documenta√ß√£o do(a) aposentado(a) ou pensionista:¬†Carteira de Identidade (RG), ou Carteira de Motorista (CNH), ou Carteira de Identidade Profissional, ou Passaporte v√°lido - documentos originais, em boas condi√ß√Ķes, expedidos h√° menos de 10 anos, ou c√≥pias autenticadas em tabelionato.

¬†Documenta√ß√£o do(a) Representante Legal (Curador):¬†Termo de Curatela e Carteira de Identidade (RG), ou Carteira de Motorista (CNH) ou Carteira de Identidade Profissional, ou Passaporte v√°lido - documentos originais, em boas condi√ß√Ķes, expedidos h√° menos de 10 anos, ou c√≥pias autenticadas em tabelionato.¬†

  • Aposentados e Pensionistas impossibilitados de realizar a Prova de Vida presencial:

Para os aposentados e pensionistas impossibilitados de comparecer presencialmente no local designado, a prova de vida poderá ser efetuada por meio de Declaração, com firma reconhecida por autenticidade em cartório. Neste caso, o(a) aposentado(a) ou pensionista deverá comparecer a um cartório com o formulário de Declaração de prova de vida preenchido, reconhecer por autenticidade a sua assinatura e autenticar, também, cópia de um dos documentos de identidade listados acima.

Acesse aqui o modelo de Declaração de prova de vida.

Se o(a) aposentado(a) ou pensionista estiver impossibilitado de comparecer de forma presencial e de assinar a declara√ß√£o, a prova de vida poder√° ser realizada por¬†Escritura P√ļblica Declarat√≥ria ou Ata Notarial¬†que relate o comparecimento do benefici√°rio no cart√≥rio para fins de comprova√ß√£o de vida. No caso de benefici√°rio interditado para os atos da vida civil ou pensionista menor de 18 anos, al√©m da Escritura P√ļblica Declarat√≥ria, dever√° ser preenchido e assinado pelo representante legal¬†o¬†Termo de Responsabilidade¬†e autenticada¬†c√≥pia de um dos documentos de identidade citados no item anterior do benefici√°rio e do representante legal.

Acesse aqui o modelo de Termo de Responsabilidade.

Na impossibilidade de comparecimento na prova de¬†vida por incapacidade f√≠sica que restrinja o(a) aposentado(a) ou pensionista ao leito, poder√° ser agendada visita domiciliar/cl√≠nica/hospitalar, mediante comprova√ß√£o por meio de atestado m√©dico atualizado e com identifica√ß√£o leg√≠vel do m√©dico. Neste caso, o familiar ou representante legal dever√° comparecer na Unidade de Atendimento ao P√ļblico do PREVIMPA, no m√™s de anivers√°rio do benefici√°rio,¬†mediante agendamento pr√©vio, com o documento m√©dico e informar o local da visita e telefones para contato.¬†

  • Aposentados e Pensionistas que se encontram fora do Brasil:

Deverão encaminhar ao PREVIMPA cópia autenticada do documento de identidade e declaração de vida, emitida por consulado ou embaixada brasileira no país em que estiver.

  • Aposentados e Pensionistas que se encontram reclusos:

Para os beneficiários que se encontrarem reclusos em regime fechado, ou internados em comunidade terapêutica, ou para pensionistas em cumprimento de medida socioeducativa, deverá haver a comprovação da respectiva situação por meio de declaração do diretor da instituição ou autoridade competente.

  • ¬†Prova de vida pelo aplicativo Gov.br

Outra alternativa para efetuar a prova de vida √© utilizar o aplicativo Gov.br. Para tanto, √© obrigat√≥rio ter o t√≠tulo de eleitor digital ou a carteira de motorista digital. Ao baixar o aplicativo no celular, habilite o uso da c√Ęmera. O pr√≥prio app dever√° enviar uma notifica√ß√£o autorizando efetuar a prova de vida que necessitar√° ser realizada at√© o √ļltimo dia do m√™s de anivers√°rio, seguindo os passos indicados ap√≥s tocar no item da prova de vida no menu de servi√ßos. Para ter certeza que a prova de vida foi efetuada com sucesso, confira no aplicativo se constam no hist√≥rico as informa√ß√Ķes "Porto Alegre" e "Prova de vida conclu√≠da".

 

Em caso de d√ļvidas sobre a prova de vida, entrar em contato pelos telefones da Central de Atendimento ao P√ļblico do PREVIMPA: 3289.3530 ou 3289.3538, das 9h √†s 16h ou pelo e-mail¬†provadevida@previmpa.prefpoa.com.br.

 

 

Atualizado em
19/02/2024