Cultura e turismo

POA Criativa - Programa de Desenvolvimento e Fomento da Economia Criativa

Apresentação

A Economia Criativa é um conjunto de atividades econômicas baseadas no conhecimento, com uma dimensão de desenvolvimento e interligações cruzadas em macro e micro níveis, que reúne setores vinculados à cultura, criatividade, conhecimento e inovação. São negócios baseados no capital intelectual e cultural, na criatividade que gera valor econômico.

O POA Criativa é um programa de governo com caráter transversal, que tem como objetivo promover um ambiente favorável para o desenvolvimento da economia em Porto Alegre, estimulando a geração de conhecimento e o mercado de produtos ou serviços concebidos com este perfil e ampliando a participação das indústrias criativas no PIB local.

 

Requisitos e Documentos necessários

No modelo operacional adotado para desenvolvimento da política pública são consideradas quatro macro áreas (CRIAÇÕES FUNCIONAIS, CULTURA, MÃDIAS E TECNOLOGIA), onde foram mapeadas 92 atividades, vinculadas a 8 segmentos da economia gaúcha, com destaque para áreas como arquitetura, design e moda, TI e software, publicidade, artes visuais, audiovisual e setores ligados ao mercado editorial, pesquisa e patrimônio. (anexo)

 

Principais Etapas do Serviço

Eixos de atuação

  • Mapeamento e monitoramento: Mapeamento dos potenciais criativos da cidade e monitoramento estratégico da atividade econômica com vistas ao desenvolvimento de um observatório da Cultura e Economia Criativa;
  • Qualificação: fomentar e capacitar atores do ecossistema criativo. Busca estabelecer parcerias para preparar e qualificar profissionais, gestores públicos, professores e alunos de escolas municipais para a nova economia;
  • Mercado, produto e serviço criativo: fortalecimento de todo ambiente, promovendo novos modos (+ inclusivos) de desenvolvimento econômico, intelectual e social. Desenvolvimento de mercado, da cadeia e arranjos produtivos locais, de forma a potencializar produtos e serviços criativos de Porto Alegre;
  • Territórios criativos: reconhecer os atributos e as características locais para entender como a cidade se organiza, a partir de suas vocações econômicas, valorizando a identidade territorial, com intuito de propor políticas públicas e possíveis intervenções urbanas.
  • Promoção: promover a Economia Criativa de Porto Alegre em mercados externos.
  • Consolidação de política pública: a partir do fortalecimento da governança, instituída com o Comitê Municipal de Economia Criativa, consolidar as diretrizes de atuação do governo em um Plano Municipal de Economia Criativa (2023-2030).

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Cronograma do Programa

 

Legislação

Decreto n° 21.203, de 14 de outubro de 2021 (Reestrutura o Comitê Municipal de Economia Criativa (CMEC), dispondo sobre sua composição e atribuições).

 

Atualizado em
08/01/2024