POA + Criativa - Programa de Desenvolvimento e Fomento da Economia Criativa
Apresentação
A Economia Criativa é um conjunto de atividades econômicas baseadas no conhecimento, com uma dimensão de desenvolvimento e interligações cruzadas em macro e micro níveis, que reúne setores vinculados à cultura, criatividade, conhecimento e inovação. São negócios baseados no capital intelectual e cultural, na criatividade que gera valor econômico.
O POA + Criativa é um programa de governo com caráter transversal, que tem como objetivo promover um ambiente favorável para o desenvolvimento da economia em Porto Alegre, estimulando a geração de conhecimento e o mercado de produtos ou serviços concebidos com este perfil e ampliando a participação das indústrias criativas no PIB local.
Acesse aqui o Plano de Economia Criativa de Porto Alegre 2023-2030.
Requisitos e Documentos necessários
No modelo operacional adotado para desenvolvimento da política pública são consideradas quatro macro áreas (CRIAÇÕES FUNCIONAIS, CULTURA, MÍDIAS E TECNOLOGIA), onde foram mapeadas 92 atividades, vinculadas a 8 segmentos da economia gaúcha, com destaque para áreas como arquitetura, design e moda, TI e software, publicidade, artes visuais, audiovisual e setores ligados ao mercado editorial, pesquisa e patrimônio. (anexo)
Principais Etapas do Serviço
Eixos de atuação
- Mapeamento e monitoramento: Mapeamento dos potenciais criativos da cidade e monitoramento estratégico da atividade econômica com vistas ao desenvolvimento de um observatório da Cultura e Economia Criativa.
- Qualificação: fomentar e capacitar atores do ecossistema criativo. Busca estabelecer parcerias para preparar e qualificar profissionais, gestores públicos, professores e alunos de escolas municipais para a nova economia.
Pesquisa de Economia Criativa chamada "Identificação da demanda de formação para os profissionais da Economia Criativa de Porto Alegre" foi desenvolvida pelo Comitê de Economia Criativa de Porto Alegre. O objetivo é coletar dados para mapear as necessidades de qualificação e a capacitação de profissionais que atuam na área, bem como as carências de qualificação para o setor.
Nesse sentido, a pesquisa busca orientar a proposição de políticas públicas e soluções para os setores envolvidos, que englobam artes, entretenimento, design, moda, tecnologia, mídia, produção audiovisual, arquitetura e gastronomia.
Acesse o questionário de capacitação POA + Criativa, que pode ser respondido de forma anônima e rápida (cerca de três minutos).
- Mercado, produto e serviço criativo: fortalecimento de todo ambiente, promovendo novos modos (+ inclusivos) de desenvolvimento econômico, intelectual e social. Desenvolvimento de mercado, da cadeia e arranjos produtivos locais, de forma a potencializar produtos e serviços criativos de Porto Alegre.
- Territórios criativos: reconhecer os atributos e as características locais para entender como a cidade se organiza, a partir de suas vocações econômicas, valorizando a identidade territorial, com intuito de propor políticas públicas e possíveis intervenções urbanas.
- Promoção: promover a Economia Criativa de Porto Alegre em mercados externos.
- Consolidação de política pública: a partir do fortalecimento da governança, instituída com o Comitê Municipal de Economia Criativa, consolidar as diretrizes de atuação do governo em um Plano Municipal de Economia Criativa (2023-2030).
Previsão de Prazo para Realização do Serviço
Legislação
Decreto n° 21.203, de 14 de outubro de 2021 (Reestrutura o Comitê Municipal de Economia Criativa (CMEC), dispondo sobre sua composição e atribuições).