Impostos e taxas

IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)

Para seu conforto e segurança, obtenha atendimento sem sair de casa através do nosso site ou do Portal de Serviços da Fazenda, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

IPTU tabuleiro.jpeg

Clique aqui¬†e confira o tabuleiro ensinando como receber ou emitir a guia eletr√īnica do IPTU. Se preferir, pode¬†baixar¬†em PDF¬†.

O IPTU é um tributo cobrado de quem tem um imóvel urbano. Pode ser casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade.

A Base de C√°lculo √© o valor venal do im√≥vel. J√° as al√≠quotas variam conforme o valor do im√≥vel, dispostas na Lei Complementar n¬ļ 859, de 2019.

A Taxa de Coleta de Lixo (TCL), que √© cobrada pela Prefeitura junto com o IPTU, foi criada pela Lei Complementar n¬ļ 113, em 21 de dezembro de 1984. A TCL √© calculada anualmente com base na Unidade de Refer√™ncia Municipal (URM) em fun√ß√£o da destina√ß√£o de uso, localiza√ß√£o e da √°rea do im√≥vel beneficiado.

Formas de Prestação do Serviço

Legislação

Lei Complementar n¬ļ 07*, de 1973 (Institui e disciplina os tributos de compet√™ncia do Munic√≠pio)

Instru√ß√£o Normativa Conjunta SMF-PGM n¬ļ 01, de¬†11 de dezembro de 2015 (Institui as regras procedimentais relativas ao processo de averba√ß√£o do Cadastro Imobili√°rio da SMF, atrav√©s do Manual de Averba√ß√£o).

* Caso não seja possível baixar automaticamente os arquivos no Google Chrome, clique no link com o botão direito do mouse e escolha a opção Salvar link como, ou abra esta página em outro navegador.

Atualizado em
05/01/2024