Educação

Cartão TRI Vou à Escola

Gratuidade da passagem de ônibus para 7 mil estudantes de baixa renda do Ensino Fundamental na rede pública municipal, estadual ou federal de ensino que não conseguem vaga em escola próxima à residência.

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) disponibiliza a gratuidade da passagem em transporte coletivo, por meio do cartão TRI Vou à Escola, para 7 mil estudantes de baixa renda do Ensino Fundamental na rede pública municipal, estadual ou federal de ensino que  não conseguem vaga em escola próxima à residência - de 1 quilômetro a 2 quilômetros de distância.

 

Requisitos/Documentos necessários

  • Alunos matriculados no Ensino Fundamental, residindo em Porto Alegre e frequentando escola pública municipal, estadual ou federal;
  • Possuir renda per capita familiar de até meio salário-mínimo nacional;
  • Idade entre 6 anos e 24 anos completos;
  • Não possuir duplo benefício (aluno não pode ter Passagem Escolar ou Passe Gratuito).
  • Inexistência de vaga em escola pública próxima à residência nas seguintes distâncias (distância mínima viária entre escola e residência do aluno):
    • 6 a 12 anos incompletos: 1 quilômetro
    • 12 a 14 anos incompletos: 1,5 quilômetro
    • 14 a 24 anos: 2 quilômetros (diurno), 1 quilômetro (noturno);

 

  • Documentação:
    • Foto 3x4 atualizada;
    • Cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno;
    • Cópia do CPF do aluno;
    • Extrato bancário do último pagamento do Bolsa Família com o nº do NIS do responsável;
    • Comprovante de residência atualizado no nome do responsável;
    • Trabalhadores formais: contracheque ou Carteira de Trabalho de todos maiores de 18 anos que moram na casa.
    • Aposentados ou beneficiário do INSS: comprovante do INSS atualizado.
    • Trabalhadores informais ou desempregados: declaração de renda e Carteira de Trabalho de todos maiores de 18 anos que moram na casa.

 

Principais etapas do serviço

  • Matrícula na escola pública - Ensino Fundamental.
  • Apresentação da documentação pelos responsáveis ou pelo aluno na sua escola.
  • Encaminhamento pela escola da solicitação do cartão TRI à SMED.
  • Conferência da documentação e requisitos pela SMED.

O aluno é avisado pela escola de que o cartão está pronto e pode ser retirado no local indicado.

 

Previsão de prazo para realização do serviço

De 10 a 15 dias após o recebimento da documentação completa na SMED.

 

Formas de prestação do serviço

O serviço funciona em parceria com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP). O cartão TRI Vou à Escola é carregado diariamente com os valores das passagens para uso no mesmo dia. O benefício não é acumulativo e não é estendido a acompanhantes.

 

FAQ - Perguntas e Respostas

Como solicitar o cartão Vou à Escola para os alunos do Ensino fundamental (1º ao 9º ano)?

A solicitação do cartão Vou à Escola deve ser realizada pelo responsável legal do aluno na secretaria da escola onde o aluno estuda. Na secretaria da escola o responsável legal preencherá uma FIB (ficha de inscrição do beneficiário) e fornecerá a documentação necessária para participar do Vou à Escola.

Quais os documentos necessários para solicitar o Vou à Escola do Ensino Fundamental?

Foto 3x4 colorida do aluno, certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno, CPF do aluno, comprovante de endereço atualizado, carteira profissional ou contracheque (trabalhadores formais) de todos os maiores de 18 anos que residem na mesma casa que o aluno, carteira profissional + declaração de renda (trabalhadores informais) de todos os maiores de 18 anos que residem na mesma casa que o aluno, comprovante do INSS (aposentados ou beneficiários por doença).

Onde entregar os documentos?

Os documentos deverão ser entregues na secretaria da escola que digitalizará os documentos e encaminhará para SMED, via email.

Após a entrega dos documentos na secretaria da escola é certo que conseguirei o cartão Vou à Escola do Ensino Fundamental?

Não. Primeiro a equipe do Vou à Escola da SMED faz a análise da solicitação, caso o aluno esteja dentro dos critérios do Programa Vou à Escola o cartão é fornecido. Se o aluno não estiver dentro dos critérios do Programa Vou à Escola o cartão não será fornecido e será apresentada a justificativa para o responsável legal do aluno.

Para quem é destinado o Vou à Escola do Ensino Fundamental da SMED?

O Vou à Escola é destinado aos alunos da Rede Pública matriculados no Ensino Fundamental que não conseguirem vaga em escola próxima a sua residência e que não possam arcar com o custo da passagem escolar. Além disso, é necessário que o aluno resida e estude no Município de Porto Alegre. 

Qual a idade para participar do Vou à Escola?

Podem participar do Vou à Escola os alunos de 6 (seis) a 24 (vinte e quatro) anos de idade.

Qual o prazo para solicitar o cartão Vou à Escola do Ensino Fundamental?

O cartão Vou à Escola do Ensino Fundamental pode ser solicitado de fevereiro até o mês de novembro.

Qual a renda para participar do Vou à Escola?

Para participar do Vou à Escola a renda per capita familiar tem que ser igual ou inferior a meio salário mínimo nacional.

Quais são os telefones de contato do Vou à Escola do Ensino Fundamental?

Os telefones são 3289-1848, 3289-1854 e 3289-1957.

Como faço para solicitar o cancelamento ou informar a perda do cartão Vou à Escola do Ensino Fundamental?

Para solicitar o cancelamento ou informar sobre a perda do cartão Vou à Escola a família tem que entrar em contato com a EPTC pelo telefone 3027-9959.

Como faço para solicitar a segunda via do cartão Vou à Escola do Ensino Fundamental?

A solicitação da segunda via é com a EPTC pelo telefone 3027-9959.

Como faço para solicitar o desbloqueio por biometria facial do cartão Vou à Escola?

O responsável legal do aluno precisa entrar em contato com a EPTC pelo 3027-9959, ou ir até o Terminal Triângulo na Avenida Assis Brasil, 4321.

Onde devo retirar o cartão Vou à Escola do Ensino Fundamental?

O cartão Vou à Escola deve ser retirado pelo responsável legal, na Sede administrativa da ATP - operadora do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, situada Avenida Protásio Alves, 3885, de segunda a sexta-feira, no horário das 08:30h às 17:30h, mediante apresentação de documento de identidade.

Terceiros podem fazer a retirada do cartão Vou à Escola do Ensino Fundamental?

Em caso de retirada por terceiros, o responsável pelo beneficiário deve redigir uma autorização simples e de próprio punho, com nome e documento de ambos (responsável, estudante e terceira pessoa) com assinatura do responsável conforme o documento. Além da autorização, deve-se apresentar cópia do documento do responsável e do estudante, e documento original da pessoa autorizada.

Ensino Médio- Qual o telefone de contato do Vou à Escola do Ensino Médio?

Para obter informações relativas ao cartão Vou à Escola do Ensino Médio a família precisa entrar em contato com a SEDUC pelo 3288-4772.

TRI Escolar - Como faço para obter informações sobre o cartão TRI Escolar? 

Basta ligar para o telefone 3289-4394.

Especial Criança/Adolescente - Como faço para obter informações sobre o cartão Especial Criança/Adolescente?

Esse benefício pode ser concedido para crianças e adolescentes que estiverem em instituições que tenham algum Projeto vinculado a FASC. Esse cartão também pode ser concedido a crianças que estão em abrigos. Quem faz a solicitação desse cartão é a instituição na qual a criança/adolescente está vinculado. Para obter informações a respeito entrar em contato com a EPTC pelos telefones 3289-4397 ou 3289-4200. Além disso, pode se enviar email para isencoes-tri@eptc.prefpoa.com.br.

Preciso renovar o cartão Vou à Escola do Ensino Fundamental no inicio do ano?

Não precisa renovar o cartão Vou à Escola, pois os cartões são renovados automaticamente pela SMED antes do inicio do ano letivo. Contudo, é necessário que a família se atente se há algum tipo de bloqueio no cartão. Caso tenha, orientamos que entre em contato com a equipe do Vou à Escola pelos telefones 3289-1848, 3289-1854 e 3289-1957.

Como faço para saber se o aluno conseguiu o cartão Vou à Escola?

Na escola, fale com a pessoa responsável pelo encaminhamento e acompanhamento das análises referentes ao Vou à Escola.

Em que situação devo solicitar o cartão Vou à Escola do Ensino Fundamental?

O cartão Vou à Escola pode ser solicitado pelos alunos matriculados nas escolas públicas de Ensino Fundamental situadas no Município de Porto Alegre. Além disso, é necessário que o aluno resida na cidade de Porto Alegre, não tenha conseguido vaga em escola próxima a sua residência e que a renda per capita familiar seja igual ou inferior a meio salário mínimo nacional.

Em que situação devo solicitar o cartão TRI Escolar?

O cartão TRI Escolar é recomendado aos alunos cuja renda per capita familiar seja superior a meio salário mínimo nacional.Também é indicado aos alunos que não foram contemplados pelo cartão Vou à Escola, pois não apresentaram os critérios necessários para participar do Programa Vou à Escola.

Atualizado em
21/06/2023