Assistência social

Cadastro Único

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) realiza o cadastramento de famílias no sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O Cadastro Único é a Base de Dados que informa requisito para possível acesso a diferentes Programas Sociais, como: Programa Bolsa Família, Minha Casa Verde e Amarela, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outros (clique aqui para saber mais).

 

O que é o serviço?

O Sistema do Cadastro Único é um instrumento de identificação utilizado como base para seleção de diversos programas sociais destinados às famílias de baixa renda em todo o Brasil. Esses dados coletados são registrados em um formulário ou diretamente no sistema online do Governo Federal. As famílias devem procurar atendimento no município de moradia.

Os critérios para a concessão de benefícios como o Bolsa Família, BPC, Auxilio Gás, Tarifa de Energia Elétrica e outros são do Governo Federal.

 

Requisitos / Documentos necessários

Apresentar documentos originais:

  • CPF ou Título de Eleitor do Responsável Familiar;
  • Documento de identificação de todos componentes da família (RG ou CPF ou Carteira de trabalho ou Título de Eleitor ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento);
  • Comprovante de residência (preferencialmente);
  • Se houver crianças: apresentar a declaração escolar (preferencialmente). 

 

Onde buscar atendimento?

Confira abaixo os locais e horários de Atendimento para Consulta no Sistema do Cadastro Único.

Atenção: São entregues senhas de forma planejada para organizar a previsão de atendimento, conforme a demanda: consulta no Sistema do Cadastro Único, atualização de dados ou novos cadastros.

Unidades de Atendimento Descentralizado

Público: famílias e/ou cidadão residente em qualquer região de Porto Alegre.

Consulte aqui os locais dos Postos Descentralizados.

Agendamento Online

Agendamento Online

O atendimento para atualização cadastral e novos Cadastros no Sistema do Governo Federal pode ser realizado via Central do Cidadão, por meio do site 156 WEB, e pelo Aplicativo 156+POA, em aparelhos iOS e Android. 

Locais de atendimento nesta modalidade de agendamento: 

  • Sede da FASC (Avenida Ipiranga, nº 310)
  • Sede do DEMHAB (Avenida Princesa Isabel, nº 1115)
  • SINE Municipal (Avenida Sepulveda, esquina com a Mauá)
  • Subprefeitura Cristal (Avenida Copacabana, nº 1096, Bairro Tristeza)
  • Subprefeitura Belém Novo (Avenida Desembargador Jorge Melo Guimarães, nº 12)
  • CRAS Hípica (Rua Francisca Prezzi Bolognesi, nº 352)
  • CRAS Leste 2 (Rua Emilio Keidann, nº 50)
  • CRAS Lomba do Pinheiro (Rua Cel. Jaime Rolemberg de Lima, nº 108)
  • CRAS Partenon (Rua Barão do Amazonas, nº 1959)

Atenção!

Os Mutirões do Cadastro Único acontecem em diversas regiões de Porto Alegre. O Calendário de Mutirões é divulgado por meio do Portal de Notícias da Prefeitura de Porto Alegre, mídias sociais da FASC e grande mídia. Fique atento!

 

Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)

O atendimento para o Sistema do Cadastro Único, do Governo Federal, no CRAS - de cada região de Porto Alegre - é prioritário para Atualização Cadastral de famílias acompanhadas em outros serviços e acontece por meio de agendamento da equipe técnica e/ou conforme a demanda de grupos prioritários como: gestantes, idosos e PCDs.

Atenção: famílias acompanhadas pelas equipes e que precisam atualizar dados, informe-se no CRAS da sua região.

 

Consulta Cadastral

Para consultar dados e situação cadastral e impressão do Registro Número de Inscrição Social e demais informações, acesse: cadunico.dataprev.gov.br.

 

Previsão NIS

Depois de realizada a entrevista, as informações são inseridas no sistema informatizado, para que seja gerado o Número de Inscrição Social - NIS. O NIS é gerado pelo Governo Federal.

Estar inserido no Cadastro Único não garante acesso aos benefícios. Os dados familiares devem estar devidamente preenchidos e serão conferidos de forma criteriosa pelo Governo Federal.

A Gestão do Sistema do Cadastro Único, Avaliação e Liberação de Benefícios acontece por meio do Governo Federal.

 

Perguntas e Respostas

Atualização Cadastral

A atualização de dados das famílias inseridas no Sistema do Cadastro Único entre 2016 e 2017 está acontecendo em todo o Brasil. Em Porto Alegre, das 127 mil famílias cadastradas, 50% precisam regularizar a situação cadastral.

Como solicitar?

O responsável deve ser maior de 16 anos e comparecer em uma das Unidades de Atendimento Descentralizado para entrevista, coleta das informações sobre a composição do núcleo familiar.

O Atendimento para Cadastro Único nas 22 unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em Porto Alegre é prioritário às famílias acompanhadas pelas equipes técnicas do território e/ou grupos prioritários: idosos, gestantes, Pessoas com Deficiências (PCDs).

Para Atualizar os Dados

Para atualizar dados no Cadastro Único, o responsável familiar deve comparecer em uma das Unidades de Atendimento. O prazo limite para realizar a atualização cadastral é de 24 meses (de dois em dois anos).

Quem não possui alterações em seus dados, pode efetuar a confirmação cadastral pelo Aplicativo do Cadastro Único.

Outras situações

Independentemente do prazo, a atualização de dados é necessária sempre que houver mudança na situação familiar, como:

  • Nascimento de um novo membro da família;
  • Morte de um membro da família;
  • Mudança de endereço;
  • Aumento ou diminuição da renda familiar;
  • Troca de unidade escolar das crianças e adolescentes;
  • Exclusão de algum membro da família.

 

    Atualizado em
    25/10/2023