Assistência social

Cadastro Único

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realiza o atendimento e cadastramento de famílias no Sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O Cadastro Único é a Base de Dados que informa requisito para possível acesso a diferentes Programas Sociais, como: Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Auxilio Gás, Tarifa de Energia Elétrica e outros do Governo Federal. Clique aqui para saber mais.

O que é o serviço?

O Sistema do Cadastro Único é um instrumento de identificação utilizado como base para seleção de diversos programas sociais destinados às famílias de baixa renda em todo o Brasil. Esses dados coletados são registrados em um formulário ou diretamente no sistema online do Governo Federal. As famílias devem procurar atendimento no município de moradia.

 

Requisitos / Documentos necessários

O Responsável Familiar de apresentar documentos originais:

  • CPF ou Título de Eleitor do Responsável Familiar;
  • Documento de identificação de todos componentes da família (RG ou CPF ou Carteira de trabalho ou Título de Eleitor ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento);
  • Comprovante de residência (preferencialmente);
  • Se houver crianças: apresentar a declaração escolar (preferencialmente). 

 

Onde buscar atendimento?

Para saber o local do Posto de CadÚnico mais próximo, clique aqui.

Atenção: Em ações, são entregues senhas de forma planejada para organizar a previsão de atendimento, conforme a demanda: consulta no Sistema do Cadastro Único, atualização de dados ou novos cadastros.

Agendamento Online

Há possibilidade de agendamento online para atendimento em alguns Postos Descentralizados. Acesse e confira no 156 WEB, e pelo Aplicativo 156+POA, em aparelhos iOS e Android.

 

Perguntas e Respostas

Consulta Cadastral e Folha Resumo

Para consultar dados e situação cadastral e impressão do Registro Número de Inscrição Social e demais informações, acesse: cadunico.dataprev.gov.br.

Previsão NIS

Depois de realizada a entrevista, as informações são inseridas no sistema informatizado, para que seja gerado o Número de Inscrição Social - NIS. O NIS é gerado pelo Governo Federal.

Estar inserido no Cadastro Único não garante acesso aos benefícios. Os dados familiares devem estar devidamente preenchidos e serão conferidos de forma criteriosa pelo Governo Federal. A Gestão do Sistema do Cadastro Único, Avaliação e Liberação de Benefícios acontece por meio do Governo Federal.

Atualização Cadastral

As famílias inseridas no Cadastro Único devem atualizar os dados de dois em dois anos (a cada 24 meses) e/ou caso haja informações novas a serem incluídas no Sistema de Cadastro Único do Governo Federal, como endereço, escola, novo membro familiar e/ou perda de familiar.

Como solicitar?

O atendimento para atualização cadastral e/ou primeiro Cadastro Único é presencial em Postos de Cadastro Único Descentralizados. Nos CRAS a prioridade são para famílias acompanhadas em serviços da Rede Socioassistencial e/ou grupos prioritários: idosos, gestantes, e PCDs.

Para Atualizar os Dados

Para atualizar dados no Cadastro Único, o responsável familiar deve comparecer em uma das Unidades de Atendimento, portando os documentos do núcleo familiar e comprovantes originais.

Outras situações

Independentemente do prazo, a atualização de dados é necessária sempre que houver mudança na situação familiar, como:

  • Nascimento de um novo membro da família;
  • Morte de um membro da família;
  • Mudança de endereço;
  • Aumento ou diminuição da renda familiar;
  • Troca de unidade escolar das crianças e adolescentes;
  • Exclusão de algum membro da família.
Ações Emergenciais e Mutirões

Atenção! Os Mutirões do Cadastro Único acontecem em diversas regiões de Porto Alegre. O Calendário de Mutirões é divulgado por meio do Portal de Notícias da Prefeitura de Porto Alegre, mídias sociais da SMAS e grande mídia. Fique atento!

 

 

    Atualizado em
    20/02/2025