Assistência social

Cadastro √önico

‚ö†ÔłŹ Acesse este link e confira as principais orienta√ß√Ķes no per√≠odo de Calamidade P√ļblica.

No momento os postos localizados no SINE e Terminal Tri√Ęngulo se encontram fechados devido a calamidade.

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) realiza o cadastramento de famílias no sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O Cadastro Único é a Base de Dados que informa requisito para possível acesso a diferentes Programas Sociais, como: Programa Bolsa Família, Minha Casa Verde e Amarela, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outros (clique aqui para saber mais).

 

O que é o serviço?

O Sistema do Cadastro Único é um instrumento de identificação utilizado como base para seleção de diversos programas sociais destinados às famílias de baixa renda em todo o Brasil. Esses dados coletados são registrados em um formulário ou diretamente no sistema online do Governo Federal. As famílias devem procurar atendimento no município de moradia.

Os critérios para a concessão de benefícios como o Bolsa Família, BPC, Auxilio Gás, Tarifa de Energia Elétrica e outros são do Governo Federal.

 

Requisitos / Documentos necess√°rios

Apresentar documentos originais:

  • CPF ou T√≠tulo de Eleitor do Respons√°vel Familiar;
  • Documento de identifica√ß√£o de todos componentes da fam√≠lia (RG ou CPF ou Carteira de trabalho ou T√≠tulo de Eleitor ou Certid√£o de Nascimento ou Certid√£o de Casamento);
  • Comprovante de resid√™ncia (preferencialmente);
  • Se houver crian√ßas: apresentar a declara√ß√£o escolar (preferencialmente).¬†

 

Onde buscar atendimento?

Confira abaixo os locais e hor√°rios de Atendimento para Consulta no Sistema do Cadastro √önico.

Atenção: São entregues senhas de forma planejada para organizar a previsão de atendimento, conforme a demanda: consulta no Sistema do Cadastro Único, atualização de dados ou novos cadastros.

Unidades de Atendimento Descentralizado

P√ļblico: fam√≠lias e/ou cidad√£o residente em qualquer regi√£o de Porto Alegre.

Consulte aqui os locais dos Postos Descentralizados.

Agendamento Online

Agendamento Online

O atendimento para atualização cadastral e novos Cadastros no Sistema do Governo Federal pode ser realizado via Central do Cidadão, por meio do site 156 WEB, e pelo Aplicativo 156+POA, em aparelhos iOS e Android. 

Locais de atendimento nesta modalidade de agendamento: 

  • Sede da FASC (Avenida¬†Ipiranga, n¬ļ 310)
  • Sede do DEMHAB (Avenida Princesa Isabel, n¬ļ 1115)
  • SINE¬†Municipal (Avenida¬†Sepulveda, esquina com a Mau√°)
  • Subprefeitura Cristal¬†(Avenida Copacabana, n¬ļ 1096,¬†Bairro Tristeza)
  • Subprefeitura Bel√©m Novo¬†(Avenida Desembargador Jorge Melo Guimar√£es,¬†n¬ļ 12)
  • CRAS H√≠pica (Rua Francisca Prezzi Bolognesi, n¬ļ 352)
  • CRAS Leste 2 (Rua Emilio Keidann, n¬ļ 50)
  • CRAS Lomba do Pinheiro (Rua Cel. Jaime Rolemberg de Lima, n¬ļ 108)
  • CRAS Partenon (Rua Bar√£o do Amazonas, n¬ļ 1959)

Atenção!

Os Mutir√Ķes do Cadastro √önico acontecem em diversas regi√Ķes de Porto Alegre. O Calend√°rio de Mutir√Ķes √© divulgado por meio do Portal de Not√≠cias da Prefeitura de Porto Alegre, m√≠dias sociais da FASC e grande m√≠dia. Fique atento!

 

Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)

‚ö†ÔłŹ As Unidades de Atendimento do Sistema √önico de Assist√™ncia Social (SUAS) abaixo permanecem com servi√ßos interrompidos, atingidos pela enchente ou falta de energia e internet:

  • Centro
  • Restinga Velha
  • Ilhas
  • Extremo Sul
  • Farrapos
  • Sul
  • Restinga
  • Eixo Baltazar
  • 5¬™ Unidade
  • Santa Rosa

O atendimento para o Sistema do Cadastro Único, do Governo Federal, no CRAS - de cada região de Porto Alegre - é prioritário para Atualização Cadastral de famílias acompanhadas em outros serviços e acontece por meio de agendamento da equipe técnica e/ou conforme a demanda de grupos prioritários como: gestantes, idosos e PCDs.

Atenção: famílias acompanhadas pelas equipes e que precisam atualizar dados, informe-se no CRAS da sua região.

 

Consulta Cadastral

Para consultar dados e situa√ß√£o cadastral e impress√£o do Registro N√ļmero de Inscri√ß√£o Social e demais informa√ß√Ķes, acesse: cadunico.dataprev.gov.br.

 

Previs√£o NIS

Depois de realizada a entrevista, as informa√ß√Ķes s√£o inseridas no sistema informatizado, para que seja gerado o N√ļmero de Inscri√ß√£o Social - NIS. O NIS √© gerado pelo Governo Federal.

Estar inserido no Cadastro Único não garante acesso aos benefícios. Os dados familiares devem estar devidamente preenchidos e serão conferidos de forma criteriosa pelo Governo Federal.

A Gestão do Sistema do Cadastro Único, Avaliação e Liberação de Benefícios acontece por meio do Governo Federal.

 

Perguntas e Respostas

Atualização Cadastral

A atualização de dados das famílias inseridas no Sistema do Cadastro Único entre 2016 e 2017 está acontecendo em todo o Brasil. Em Porto Alegre, das 127 mil famílias cadastradas, 50% precisam regularizar a situação cadastral.

Como solicitar?

O respons√°vel deve ser maior de 16 anos e comparecer em uma das Unidades de Atendimento Descentralizado para entrevista, coleta das informa√ß√Ķes sobre a composi√ß√£o do n√ļcleo familiar.

O Atendimento para Cadastro Único nas 22 unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em Porto Alegre é prioritário às famílias acompanhadas pelas equipes técnicas do território e/ou grupos prioritários: idosos, gestantes, Pessoas com Deficiências (PCDs).

Para Atualizar os Dados

Para atualizar dados no Cadastro Único, o responsável familiar deve comparecer em uma das Unidades de Atendimento. O prazo limite para realizar a atualização cadastral é de 24 meses (de dois em dois anos).

Quem n√£o possui altera√ß√Ķes em seus dados, pode efetuar a confirma√ß√£o cadastral pelo Aplicativo do Cadastro √önico.

Outras situa√ß√Ķes

Independentemente do prazo, a atualização de dados é necessária sempre que houver mudança na situação familiar, como:

  • Nascimento de um novo membro da fam√≠lia;
  • Morte de um membro da fam√≠lia;
  • Mudan√ßa de endere√ßo;
  • Aumento ou diminui√ß√£o da renda familiar;
  • Troca de unidade escolar das crian√ßas e adolescentes;
  • Exclus√£o de algum membro da fam√≠lia.

 

    Atualizado em
    03/06/2024