Cadastro Único
A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realiza o atendimento e cadastramento de famÃlias no Sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O Cadastro Único é a Base de Dados que informa requisito para possÃvel acesso a diferentes Programas Sociais, como: Programa Bolsa FamÃlia, BenefÃcio de Prestação Continuada (BPC), Auxilio Gás, Tarifa de Energia Elétrica e outros do Governo Federal. Clique aqui para saber mais.
O que é o serviço?
O Sistema do Cadastro Único é um instrumento de identificação utilizado como base para seleção de diversos programas sociais destinados à s famÃlias de baixa renda em todo o Brasil. Esses dados coletados são registrados em um formulário ou diretamente no sistema online do Governo Federal. As famÃlias devem procurar atendimento no municÃpio de moradia.
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Requisitos / Documentos necessários
O Responsável Familiar de apresentar documentos originais:
- CPF ou TÃtulo de Eleitor do Responsável Familiar;
- Documento de identificação de todos componentes da famÃlia (RG ou CPF ou Carteira de trabalho ou TÃtulo de Eleitor ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento);
- Comprovante de residência (preferencialmente);
- Se houver crianças: apresentar a declaração escolar (preferencialmente).Â
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Onde buscar atendimento?
Para saber o local do Posto de CadÚnico mais próximo, clique aqui.
Atenção: Em ações, são entregues senhas de forma planejada para organizar a previsão de atendimento, conforme a demanda: consulta no Sistema do Cadastro Único, atualização de dados ou novos cadastros.
Agendamento Online
Há possibilidade de agendamento online para atendimento em alguns Postos Descentralizados. Acesse e confira no 156 WEB, e pelo Aplicativo 156+POA, em aparelhos iOS e Android.
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Perguntas e Respostas
- Consulta Cadastral e Folha Resumo
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Para consultar dados e situação cadastral e impressão do Registro Número de Inscrição Social e demais informações, acesse: cadunico.dataprev.gov.br.
- Previsão NIS
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Depois de realizada a entrevista, as informações são inseridas no sistema informatizado, para que seja gerado o Número de Inscrição Social - NIS. O NIS é gerado pelo Governo Federal.
Estar inserido no Cadastro Único não garante acesso aos benefÃcios. Os dados familiares devem estar devidamente preenchidos e serão conferidos de forma criteriosa pelo Governo Federal. A Gestão do Sistema do Cadastro Único, Avaliação e Liberação de BenefÃcios acontece por meio do Governo Federal.
- Atualização Cadastral
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As famÃlias inseridas no Cadastro Único devem atualizar os dados de dois em dois anos (a cada 24 meses) e/ou caso haja informações novas a serem incluÃdas no Sistema de Cadastro Único do Governo Federal, como endereço, escola, novo membro familiar e/ou perda de familiar.
- Como solicitar?
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O atendimento para atualização cadastral e/ou primeiro Cadastro Único é presencial em Postos de Cadastro Único Descentralizados. Nos CRAS a prioridade são para famÃlias acompanhadas em serviços da Rede Socioassistencial e/ou grupos prioritários: idosos, gestantes, e PCDs.
- Para Atualizar os Dados
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Para atualizar dados no Cadastro Único, o responsável familiar deve comparecer em uma das Unidades de Atendimento, portando os documentos do núcleo familiar e comprovantes originais.
- Outras situações
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Independentemente do prazo, a atualização de dados é necessária sempre que houver mudança na situação familiar, como:
- Nascimento de um novo membro da famÃlia;
- Morte de um membro da famÃlia;
- Mudança de endereço;
- Aumento ou diminuição da renda familiar;
- Troca de unidade escolar das crianças e adolescentes;
- Exclusão de algum membro da famÃlia.
- Ações Emergenciais e Mutirões
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Atenção! Os Mutirões do Cadastro Único acontecem em diversas regiões de Porto Alegre. O Calendário de Mutirões é divulgado por meio do Portal de NotÃcias da Prefeitura de Porto Alegre, mÃdias sociais da SMAS e grande mÃdia. Fique atento!
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