Saúde

Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas

O Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas tem capacidade de processamento de até 100 litros por mês. As doações de leite materno são essenciais e auxiliam os recém-nascidos do hospital enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. 

 

Doadoras e Doações
Devem ser consideradas aptas para doação as nutrizes que atendem aos seguintes requisitos:

  • Estar amamentando ou ordenhando leite humano para o próprio filho com leite materno em quantidade maior ou igual a 50ml excedente por dia;
  • Ser saudável;
  • Apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de leite humano datados dos últimos 6 meses (quando o cartão pré-natal não estiver disponível ou a nutriz não tiver realizado pré-natal, estes podem ser realizados no laboratório do Hospital Presidente Vargas);
  • Não fumar;
  • Não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação;
  • Não usar álcool ou drogas ilícitas.

Após preenchimento de cadastro, a equipe começa a buscar o leite direto na residência da doadora (1vez por semana), se esta residir no município de Porto Alegre. Há o fornecimento do kit de coleta (recipiente esterilizado para coleta do leite, máscara, touca, etiquetas de identificação e orientações).

O leite recebido passa por uma análise de qualidade, segurança e pasteurização e, só depois, é liberado ao consumo dos bebês.

O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo do bebê.

 

Atualizado em
09/01/2025