Outubro Rosa: Carris a Imama realizam atividades nos ônibus

28/10/2019 18:41
Fernanda Schwengber Leal / CARRIS
CARRIS
Equipe conversou com passageiros sobre a importância de detectar a doença ainda nos primeiros estágios
A Carris e o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) realizaram em conjunto, na manhã desta segunda-feira, 28, ações de conscientização sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. A iniciativa, que ocorreu no terminal de ônibus Triângulo, está integrada à Campanha Outubro Rosa. 
 
Situado na Zona Norte, o terminal marca o início do itinerário das linhas da Carris T1, T1D, T4, T7, T10 e T13. Todos os dias, começam no Triângulo mais de 500 viagens de coletivos da Companhia. Às 9h, as equipes da Carris e voluntárias do Instituto deram início à atividade, que consistiu em uma série de intervenções no interior dos ônibus e entre as pessoas que embarcavam e desembarcavam nos coletivos.  O grupo conversou com passageiros sobre a importância de detectar a doença ainda nos primeiros estágios. 
 
“O diagnóstico precoce aumenta a índice de cura para até 95%. Por isso, todas as mulheres devem fazer regularmente os exames de toque e a mamografia após os 40 anos de idadeâ€, diz o coordenador da equipe de voluntárias, Douglas Piton. Após distribuição dos folderes, as equipes informavam os serviços oferecidos pelo Imama, reforçando que são sempre gratuitos. 
 
Janaína Heberle, usuária da Carris, usa a linha T1 diariamente. Ela aprovou a iniciativa. “Eu já perdi dois familiares por câncer, um deles teve câncer de mama. Faço exames todos os anos. É uma campanha muito bem-vindaâ€, destaca. 
 
A cobradora da linha T1, Rosalete Moura, divide a mesma opinião. Ao receber com atenção as orientações da voluntária do Imama, Regina Darsie, concordou que é importante ter cuidado sempre, pois a prevenção é o melhor caminho. 
 
Participaram ainda das atividades os colaboradores da Carris Ângela Lopes Ribeiro e Christian Adriano Tubelo, e as voluntárias do Imama Kelly Chaves, Patrícia Kauer e Patrícia Miranda.

Nessa sexta-feira, 25, as colaboradoras da Carris receberam palestras sobre o tema e tiveram acesso a exames de mamografia no ônibus Mamamóvel, unidade móvel do Imama.
 
Outubro Rosa – O movimento internacional surgiu na década de 90, nos Estados Unidos. Todos os anos, sociedade civil e poder público realizam diversas atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção ao câncer de mama, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.

  

 

Fernanda Leal

Andrea Brasil