Porto Alegre integra pesquisa do Ministério da Saúde de prevalência da Covid-19

15/09/2021 15:13

Equipes de laboratório contratado pelo Ministério da Saúde estão em Porto Alegre para realizar a pesquisa PrevCov, que analisa a prevalência de infeção por Covid-19 no Brasil. Durante o estudo, profissionais de saúde identificados e preparados para seguir os protocolos de segurança irão até as residências selecionadas. Se o morador aceitar participar, será iniciada a coleta de amostras, quando é retirada uma pequena quantidade de sangue, procedimento sem risco à saúde. 

O estudo soroepidemiológico fornece informações que apoiam a tomada de decisão baseada em evidências para embasar respostas em saúde pública, mostrando a distribuição da Covid-19, a dinâmica de transmissão e a variação da doença de acordo com o cenário específico das populações afetadas nos diferentes recortes geográficos: grandes regiões, unidades federadas, regiões metropolitanas e municípios das capitais.

Caso os moradores não queiram participar, outras residências da vizinhança podem ser selecionadas. Menores de 18 anos só podem participar da PrevCov com a autorização de pais ou responsáveis. Os dados são sigilosos, e a colaboração de todos pode ajudar a salvar vidas. 

Com pesquisas em 274 municípios brasileiros, o estudo vai gerar um mapa detalhado da transmissão e comportamento da Covid-19 no país e ajudará a aperfeiçoar as ações de combate e prevenção da doença e de outras possíveis ameaças virais. Em caso de dúvida, a orientação é ligar 136 – Disque Saúde ou acessar o site www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/prevcov.
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins