Capital integra intercâmbio de experiências para prevenir doenças cardiovasculares

09/12/2022 17:00
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Encontro tratou da experiência de implementação da iniciativa Hearts em Porto Alegre

Porto Alegre recebeu visita técnica da iniciativa Hearts nesta quinta e sexta-feiras, 8 e 9, para intercâmbio de experiências entre a Capital, o Estado de Goiás e o município do Rio de Janeiro. O protocolo Hearts é uma estratégia internacional que busca a integração harmoniosa e progressiva aos serviços de saúde para adoção de melhores práticas globais na prevenção e controle das doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo.

A programação contou com visitas às unidades de saúde Bananeiras e Cruzeiro do Sul, capacitação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e debate no Hospital Moinhos de Vento para 85 médicos e dentistas. O encontro foi organizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no sentido de replicar boas práticas e descobrir formas de superar os desafios impostos, considerando a possibilidade das experiências desenvolvidas na cidade servirem de inspiração a outros municípios. 

Na manhã desta sexta-feira, 9, encontro no Hospital Moinhos de Vento tratou da experiência de implementação da iniciativa Hearts em Porto Alegre, iniciada neste ano. Foram abordados ainda protocolos clínicos e terapêuticos adotados para hipertensão, com apresentação de fluxos instituídos e depoimentos (fotos). 

Durante a visita, foi gravado vídeo com profissionais e gestores da capital gaúcha que servirá de referência para outros países. Além da Opas, integraram a programação Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Hospital Moinhos de Vento e Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

No Brasil, a Hearts é liderada pelo Ministério da Saúde, com a participação de atores locais e acompanhada tecnicamente pela Opas. Na Capital, conta com parceria da Rede Brasil AVC e do Hospital Moinhos de Vento.

Ao todo,16 países e territórios das Américas aderiram à iniciativa Hearts: Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Ilhas Virgens Britânicas, Equador, Guiana, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Santa Lúcia e Trinidad e Tobago.
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins