Plano de Ação Climática

 

 

  1_LOGO_PLAC.png

 

Pesquisa de Opinião - Plano de Ação Climática de Porto Alegre.

Clique aqui para participar.

 

As mudanças climáticas geradas pelas emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes de atividades como transporte, consumo de energia, geração e disposição de resíduos afetam a vida de quem mora nas cidades.

Um Plano de Ação Climática (Plac) é um estudo que auxilia a remediar esse problema que impõe-se de maneira desafiadora à gestão das cidades, regiões onde metade da população mundial vive.

O Plano de Ação Climática tem como objetivo identificar e estabelecer medidas prioritárias concretas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa, de mitigação e de adaptação (social, econômica, ambiental e territorial). O Plac irá propor mecanismos e instrumentos que possibilitem a implementação pelo município das metas estabelecidas, como zerar as emissões até 2050.

A cooperação técnica firmada entre a Prefeitura e o Banco Mundial foi ratificada durante a Conferência Mundial pelo Clima (COP27). Essa parceria viabilizou a contratação de uma consultoria técnica formada pela WayCarbon, em consórcio com o ICLEI América do Sul, Ludovino Lopes Advogados e Ecofinance Negócios, via financiamento a fundo perdido, que terá como produto final o Plac.

Em Porto Alegre, o primeiro passo para na busca do controle dos efeitos causados pelo aquecimento global foi a elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa. A partir do documento, elaborado em parceria com WayCarbon, Ecofinance e Iclei, identificou-se que 67,7% das emissões adivinham do transporte, 23% das fontes estacionárias e 8,8% dos resíduos.

 

2_INVENTÁRIO.png

 

Cronograma

O processo de desenvolvimento do Plac será de 17 meses e consistirá em três etapas: Engajamento e Mobilização; Diagnóstico; e Desenho do Plano de Ação Climática. Cada etapa possui produtos relacionados que darão subsídios, ao fim desse processo, à votação do anteprojeto de Lei do PLAC na Câmara de Vereadores.

 

3_CRONOGRAMA.png

 

 

Produtos

Juntamente com o Inventário de Emissões de GEE, os produtos Análise de Risco e Vulnerabilidade Climática (ARVC) e levantamento da Pegada Hídrica (PH)  cumprem as fases de diagnósticos para a construção do Plac-POA. Com base nesses estudos, o Plac irá propor mecanismos e instrumentos que possibilitem a implementação pelo município das metas estabelecidas, como zerar as emissões até 2050.

 

Análise de Riscos e Vulnerabilidade Climática

Estudo de identificação, mapeamento, quantificação e análise dos riscos e da vulnerabilidade do município às mudanças climáticas. Processo participativo com Grupo de Trabalho da Prefeitura, atores-chave (academia, CMDUA, COMAM e outros representantes da sociedade civil) e população, que possibilitará o entendimento da ocorrência dos eventos climáticos passados e futuros: tempestades, secas meteorológicas, inundação fluvial, deslizamentos e erosão, ondas de calor, proliferação de vetores de doenças.

 

4_METODO ARVC.png

Pegada Hídrica

Estudo que estabelece um indicador de uso e poluição da água de Porto Alegre. Três tipos de Pegada Hídrica (azul, verde e cinza) serão avaliados, considerando os principais processos que ocorrem no Município: Agropecuário (Produção agrícola, Pastagens e Pecuária), Doméstico (Residencial, Comercial e Público) e Industrial (Indústria da Transformação e Mineração).

 

5_TIPOS PH.png

Documentos

 

Participe! 

Acompanhe esta página e participe dos eventos que virão.

Encaminhe sugestões e contribuições para o e-mail: dpps.smamus@portoalegre.rs.gov.br

 

6_LOGOS SITE.png

 

Acompanhe a prefeitura nas redes