EducaPOA é nova alternativa para capacitação dos servidores

25/06/2020 10:34
Maria Ana Krack / PMPA
PLANEJAMENTO E GESTÃO
Plataforma oferecerá conteúdos on-line de cursos, palestras, videoaulas e e-books

A Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG) dispõe de mais uma modalidade de ensino aos servidores: a plataforma EducaPOA, que terá conteúdos on-line de  cursos, palestras, videoaulas e e-books. "Vamos ampliar a oferta de cursos, seja pelo ensino à distância ou por meio de parcerias e termos de cooperação. Isso é fundamental para aprimorarmos também os serviços", destaca secretária de Planejamento e Gestão, Juliana Castro.

A introdução do EAD na Prefeitura de Porto Alegre é um desafio antigo da Escola de Gestão Pública. As primeiras propostas foram lançadas há 10 anos, mas, somente a partir de 2019, EGP e Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) desenvolveram o ambiente virtual de aprendizagem na plataforma Moodle e foi montada a estrutura pedagógica das capacitações. Nesse mesmo ano, foi realizado, em caráter experimental, o curso EAD na Prática, para a formação de educadores na modalidade à distância.   

Para atender às necessidades de qualificação em razão da pandemia do novo Coronavírus, a EGP precisou acelerar a implementação das atividades com o Curso Emergencial de Fiscalização COVID-19, voltados aos fiscais, para a aplicação dos decretos relacionados à pandemia. “Estamos empreendendo um grande esforço para introduzirmos o ensino à distância na prefeitura, não apenas por uma questão de planejamento e modernização, mas como uma resposta ágil e eficaz da EGP para auxiliar o trabalho e a formação dos servidores que estão na linha de frente contra o coronavírus", destaca a coordenadora da EGP, Sirley Carvalho.

Nesta fase inicial são oferecidos três cursos nas áreas de gestão, tecnologia e legislação: Moodle Básico para Educadores e Estudantes, Planejando com Project Model Canvas e Instrumentos Legais e Administração Pública. Nos próximos dias a EducaPOA vai hospedar uma série de 10 vídeos curtos sobre atividades físicas em casa e outros materiais com orientações e cuidados voltados ao bem estar e à promoção da saúde em tempos de pandemia. 

Como acessar: 
O servidor deve fazer login na plataforma EducaPOA informando seu usuário e senha de acesso à rede PMPA, identificar a capacitação desejada e realizar a sua inscrição diretamente no ambiente virtual. Após a conclusão da atividade de avaliação, o certificado é gerado de forma automática pelo servidor.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

Eliane Iensen e Rita Becco

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes