Sistemática de governança e gestão é apresentada à comitiva da prefeitura de Ijuí

12/05/2021 17:05
Claiton Silva/SMAPE PMPA
PLANEJAMENTO E ASSUNTOS ESTRATÉGICOS
Metodologia de trabalho adotada em Porto Alegre foi detalhada ao grupo

A Sistemática de Governança e Gestão da Prefeitura de Porto Alegre foi apresentada, nesta quarta-feira, 12, a uma comitiva da prefeitura de Ijuí. A metodologia de trabalho adotada pela atual gestão foi detalhada ao grupo, liderado pelo prefeito Andrei Cossetin, na sede da Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Smpae).

Técnicos da Diretoria Planejamento Estratégico e Monitoramento de Resultados (DPEMR) explicaram o funcionamento da sistemática e do Sistema de Monitoramento Estratégico, ferramenta on-line utilizada para o acompanhamento das metas pactuadas nos Contratos +Gestão +Resultados. Também foi abordada a estrutura do ciclo de monitoramento dos eixos de gestão, composto por reuniões que vão do operacional ao primeiro escalão da administração municipal.

Para o secretário Cezar Schirmer, o intercâmbio de conhecimento é uma das melhores alternativas à qualificação da gestão pública. “Estamos abertos a trocas de experiências com todos os municípios que manifestarem interesse. O diálogo entre os gestores proporciona o compartilhamento de boas práticas e abre margem para que cases bem-sucedidos possam ser utilizados com base para a construção de projetos voltados à realidade de diferentes comunidades."

Essa é a segunda vez que o trabalho da Smpae é apresentado a outras administrações municipais. Em abril, Schirmer e a diretora da DPEMR, Melissa Custódio, apresentaram o modelo adotado pela PMPA à prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany. O encontro também contou com a participação da secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini. “O aperfeiçoamento das metodologias de governança e gestão favorece o desenvolvimento não só dos municípios, mas do Estado como um todo. É gratificante para quem executa a parte técnica da gestão ser lembrado e ter o seu trabalho de alguma forma servindo como referência para outras cidades.”, ressalta Melissa.

Participaram também o secretário de Educação de Ijuí, Claudio Souza; a secretária adjunta de Educação de Ijuí, Luciana Deutschmann; o coordenador de Planejamento Estratégico e Monitoramento de Projetos da Smpae, Jonas Machado; o coordenador de Avaliação de Políticas Públicas e Resultados, Luiz Alberto Turmina de Oliveira; e o assessor de Governança Fernando Schardong.

Desburocratização - A Sistemática de Governança e Gestão representa os mecanismos padronizados para exercício da liderança governamental, do direcionamento e compartilhamento estratégico, da priorização, definição e monitoramento de metas para a administração pública direta e indireta, com transparência para os gestores, servidores e sociedade. O conjunto de iniciativas visa a desburocratizar a máquina pública, estabelecer metas e indicadores de desempenho, trabalhando a elaboração e concretização de projetos exequíveis.
 
O primeiro passo para a sua implantação foram as reuniões em cada órgão da administração municipal, momento em que foram elencados indicadores, metas, projetos e entregas, esboçando o escopo de cada projeto. A equipe da secretaria foi a campo, coletando o material, realizando o cruzamento de dados e esboçando as minutas de todas as ações que seriam desencadeadas a partir da implantação da sistemática. Esse trabalho foi então submetido à avaliação do prefeito Sebastião Melo e do secretário Cezar Schirmer. Após a aprovação, foram finalizados e entregues os Contratos + Gestão + Resultados, o Prometa 2021-2024 e instituído o calendário anual de reuniões da sistemática.

 

Claiton Silva

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes