Prefeitura encerra o 1º ciclo de reuniões de monitoramento dos eixos de gestão

30/04/2021 18:00
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Encontros semanais dos quatro eixos são realizados no Centro de Comando, com a presença do prefeito

O primeiro ciclo de reuniões de monitoramento dos eixos de gestão da Prefeitura de Porto Alegre foi finalizado na quinta-feira, 29, com a avaliação das secretarias e órgãos que compõe o Eixo Gestão. O encontro contou com a participação do prefeito Sebastião Melo e do secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.

O ponto de partida dos encontros se deu na assinatura dos contratos +Gestão +Resultados, em 29 de março. A partir de então, os quatro eixos (Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Serviços Públicos e Gestão) apresentaram a evolução de seus trabalhos em encontros semanais, realizados no Centro Integrado de Comando (Ceic). “Essa primeira etapa foi essencial para termos uma noção de como a Sistemática de Governança e Gestão está sendo assimilada e o quanto evoluímos nestes primeiros quatro meses de governo”, ressaltou Schirmer.

De acordo com a Diretoria de Planejamento Estratégico e Monitoramento de Resultados da SMPAE, haverá cinco ciclos de gestão em 2021. Os próximos quatro ciclos terão periodicidade bimensal. A cada 15 dias, o prefeito Sebastião Melo se reunirá com um dos quatro eixos de gestão. Entre essas reuniões, a equipe da SMPAE continuará, diariamente, monitorando e auxiliando os órgãos na entrega de resultados.

Quatro níveis gerenciais - O ciclo de monitoramento possui quatro níveis gerenciais, que vão do operacional ao primeiro escalão da administração municipal. No primeiro, as reuniões ocorrem no âmbito dos projetos desenvolvidos, sendo coordenadas pelos responsáveis pelas iniciativas. No segundo nível, os encontros englobam secretarias e vinculadas, o que amplia o escopo e permite o encaminhamento interno de soluções para eventuais entraves diagnosticados.  

No terceiro, cada secretaria se reúne com a equipe de técnicos da SMPAE para uma análise de situação, realizando um comparativo entre as metas estipuladas e o trabalho executado até o momento. Neste patamar, são revisados os encaminhamentos anteriores, realizados encaminhamentos multissetoriais e definidos pontos a serem abordados nas reuniões de eixo.

As reuniões de eixo compreendem o quarto e mais alto nível gerencial. Nelas, são realizados os alinhamentos entre as secretarias e executada a análise sintética de desempenho do eixo, com base nas métricas de avaliação pré-determinadas. A presença do chefe do Executivo nesses encontros permite que decisões de maior vulto sejam tomadas, eliminando etapas e garantindo mais agilidade à gestão municipal.

Claiton Silva

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes