Programa ReguLAR já beneficiou mais de 300 famílias em Porto Alegre

13/09/2022 16:00
Cindy Vitali / SMHARF / PMPA
Habitação e Regularização Fundiária
Moradora do Loteamento Santa Terezinha, Andreia Pereira quitou as dívidas

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), já realizou 337 acordos através do programa ReguLAR, negociando aproximadamente R$ 542.180,42 em dívidas de mutuários. O número foi alcançado nesta terça-feira, 13, onde aconteceu o 11º mutirão do programa no Loteamento Santa Terezinha, no bairro Floresta.

Para o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, é simbólico chegar a esse número em uma comunidade inserida na entrada da cidade e que faz parte do projeto do desenvolvimento do 4º Distrito. “Nenhuma família sairá do Santa Terezinha. O mutirão que aconteceu na comunidade só ressaltou nosso compromisso em regularizar cada casa no local". O secretário destacou o trabalho para requalificar o espaço no seu formato original. "Iremos buscar uma solução para as demais famílias que estão vivendo irregularmente no empreendimento,” afirmou.

Loteamento Santa Terezinha  – O empreendimento, que possui 241 unidades habitacionais, recebeu o mutirão do ReguLAR nos dias 5, 6, 8, 12 e 13 de setembro. Mais de 200 pessoas foram atendidas e, destas, 65 fecharam acordos, que é o caso da autônoma Andreia Patrício Pereira. Moradora há 16 anos da comunidade, demonstrou emoção ao assinar a negociação. “Achei que teria que pagar um valor muito alto, mas com o desconto o valor diminuiu bastante e vou conseguir quitar,” ressaltou a autônoma.

O programa, em parceria com a Defensoria Pública do Estado, possibilita aos mutuários três formas de negociação: pagamentos de dívidas em atraso, quitação antecipada do saldo devedor e regularização da titularidade do contrato. O primeiro acordo aconteceu em fevereiro deste ano. O próximo mutirão do ReguLAR em campo acontecerá em outubro, no Condomínio Amizade, bairro Mário Quintana.

Atualmente, o Demhab possui 107 empreendimentos, onde moram 36 mil pessoas. Desse número, 14 mil mutuários são inadimplentes. Para os que desejam realizar negociações e ainda não há data prevista para atendimento na sua comunidade, é necessário realizar agendamento via Whatsapp:  51 99332-8954 ou pelo e-mail: regular@demhab.prefpoa.com.br.

 

Cindy Vitali

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes