Prefeitura visita Vila Caddie e conversa com moradores

06/11/2021 16:34
Cindy Vitali / SMHARF / PMPA
Habitação e regularização fundiária
Machado afirmou que nenhuma ação ocorrerá sem o consentimento da comunidade

A Prefeitura de Porto Alegre, a convite do Ministério Público, realizou uma caminhada na Vila Caddie, que fica entre a avenida Nilo Peçanha e a Frei Caneca, na manhã deste sábado, 6. O encontro marcou o início do diálogo com a comunidade sobre a decisão judicial que determina que o município faça o reassentamento das famílias.

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, afirmou que nenhuma ação acontecerá sem o consentimento da comunidade. “Precisamos construir uma solução, pois nossa gestão acredita que o diálogo com a população é o caminho para encontrarmos uma saída para todos,” disse Machado.

O Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Departamento de Geografia estão realizando um estudo onde há indícios de que a Vila Caddie pode ser uma comunidade remanescente de quilombo.

A partir do encontro deste sábado, ficou acertado que nos próximos dias equipes do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e a coordenação do Ministério Público irão iniciar o diálogo para fazer os cadastros das pessoas que vivem no local.

Participaram da caminhada os promotores Heriberto Roos Maciel e Débora Regina Menegat da Promotoria de Justiça da Habitação e Defesa da Ordem Urbanística de Porto Alegre, a vereadora suplente Reginete Bispo, o vereador Matheus Gomes, servidores do Demhab, lideranças locais e entidades.

Cindy Vitali

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes