Sine Municipal participa de mutirão de atendimento a imigrantes

24/11/2021 08:48
Divulgação / PMPA
Desenvolvimento social
Mutirão ocorre até esta sexta-feira, 26, na UFRGS

O Sine Municipal se integra à ação da Polícia Federal (PF) e realiza um mutirão de atendimento para regularização de residência de imigrantes no Brasil. A ação ocorre, partir desta quarta-feira, 24, e até sexta-feira 26, das 8h30 às 18h, no saguão do Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na avenida Paulo Gama,110.

Duas empresas parceiras do Sine farão entrevistas diretas no local para vagas de acordo com o perfil profissional dos candidatos. Também haverá cadastro para futuras vagas. A Polícia Federal faz a coleta de dados biométricos, fotografia e assinatura digital dos documentos pelos imigrantes. 

“Importante destacar que essas pessoas já foram previamente cadastradas pelas instituições e agendadas pela Polícia Federal para o atendimento. Com a documentação regularizada, o Sine busca ajudar em mais um passo para que esses imigrantes se integrem totalmente à vida da cidade, com autonomia financeira de forma legal”, diz o diretor do Sine Municipal, Adriano Weimann.

A estimativa da PF é atender mais de 900 estrangeiros que tiveram a documentação previamente verificada por instituições e entidades de apoio aos imigrantes e encaminhadas antecipadamente para conferência.

O mutirão tem o apoio da UFRGS e das instituições: Organização Internacional para as Migrações, prefeituras de Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas, Esteio e Santo Antônio da Patrulha, Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, Cruz Vermelha, Associação do Voluntariado e da Solidariedade, Associação Beneficente São Carlos - Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução às migrações (CIBAI Migrações), Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias do Sul, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais e Aldeias Infantis SOS Brasil.

Maria Emilia Portella

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes