Seminário de Educadores Inclusivos começa nesta quarta-feira

25/08/2021 16:10

O Seminário Municipal de Educadores Inclusivos de Porto Alegre ocorre desta quarta-feira, 25, até a sexta-feira, 27, com inicio às 19h no canal You Tube do Fórum pela Inclusão Escolar. O evento integra a programação da 24ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e é promovido pelo Fórum pela Inclusão Escolar. As inscrições são gratuitas.

A palestra de abertura é do psicólogo Júlio Walz, com mediação de Carla Wunder. Walz tem doutorado e pós-doutorado em Ciências Médicas. Atualmente, é professor no curso de Psicologia e do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano do Unilasalle. Também é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina, junto ao Laboratório de Psiquiatria Molecular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. “A pandemia criou uma nova rotina da vida familiar. O nosso encontro vai trazer reflexões sobre o convívio familiar e possibilidades emocionais para não nos sentirmos sem saída dentro de nossos lares”, informa Walz.

Nesta quinta-feira, 26, quatro convidadas vão debater o contexto pós pandemia das políticas de educação especial e inclusão. Participam a professora/assessora da Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação, Josiara de Souza; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Fabiane Pavani; a professora da Faculdade de Educação da Ufrgs, Liliane Giordani, e a promotora de Justiça Regional da Educação de Porto Alegre, Ana Cristina Ferrareze.

O encerramento da sexta-feira, 27, terá como tema Uma cidade inclusiva: trabalho, arte, cultura e desporto, sendo os painelistas o fiscal da Superintendência do Trabalho, Rafael Giger, o professor, pesquisador, escritor e poeta, Cláudio Mourão, e o jogador de goalball paralímpico brasileiro, Alexsander Almeida Maciel Celente.

Fórum pela Inclusão Escolar - Criado em 2007, é um espaço permanente de reflexão, debate, troca de experiências a respeito do tema inclusão escolar. Leva em conta aspectos como discriminação e respeito ao direito de escolha e busca, junto às instâncias governamentais e não governamentais, o levantamento sobre a realidade da inclusão.

A programação da 24ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é realizada pelo Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comdepa), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), através da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social, e conta com participação da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Educação Especial e de Esporte, Lazer e Juventude.

Confira a programação completa

 

Maria Emilia Portella

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes