Seminário capacita assistência social para o atendimento a resgatados de trabalho escravo

17/03/2022 18:59

Na tarde desta quinta-feira, 17, foi realizado o 1º seminário intermunicipal de capacitação de rede de atendimento às pessoas resgatadas em condições de trabalho escravoe vitimas de tráfico de pessoas. O encontro foi a primeira atividade do termo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e a Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete) do Ministério Público do Trabalho RS (MPT). O evento representantes de oito  municípios gaúchos: Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Vacaria, Venâncio Aires e Viamão. 

O secretário Léo Voigt fez a abertura e encerramento do encontro destacando a qualidade profissional dos participantes. “É grande o significado do capital humano aqui presente, o que nos dá a certeza de um trabalho eficaz na garantia das políticas sociais básicas a estas pessoas resgatadas de situações tão marcantes”, ressaltou. Outro ponto enfocado pelo secretário foi o trabalho em rede pelos municípios para enfrentar o trabalho escravo. “Precisamos fortalecer o trabalho entre cidades. Porque a população é móvel, e  o trabalho está segmentado na fronteira do município. Precisamos ampliar esta proteção”, concluiu.

O procurador-chefe do MPT no RS, Rafel Foresti Pego, lembrou a tradição histórica do MPT na matéria. ”Desenvolvimento social e desenvolvimento econômico precisam estar juntos para buscar a solução para a vidas das pessoas após o resgate da situação de trabalho escravo ou tráfico humano. Os dois juntos podem lidar com o problema do início ao fim, do resgate a uma nova vida”. O procurador enfatizou ainda  a tradição do Ministério em investir na capacitação das pessoas.

O procurador do trabalho e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete) do MPT, Lucas Fernandes, foi o moderador das mesas. "Além do atendimento, precisamos de ações que evitem o retorno dessas pessoas à situação análoga à escravidão”, afirmou.

Também participaram do encontro a secretária Estadual de Assistência Social, Regina Becker, e o presidente da Federação Espírita do RS, que cedeu o espaço para o evento, Antonio Nascimento. Como palestrantes, a auditora fiscal Lucilene Pacini, a cientista social Reginete Bispo, o coordenador da Organização Internacional para Migrações da ONU no RS, Iurqui Pinheiro, e a diretora do Departamento de Assistência Social do Estado, Ana Maria Duarte.

Maria Emilia Portella

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes