Prefeitura antecipa Operação Inverno e Tesourinha abre nesta terça e quarta

31/05/2022 08:35
Pedro Piegas / PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Ginásio recebe pessoas em situações de rua na terça e quarta a partir das 19h

Com a previsão de nova onda de frio, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) já atuam com a Operação Inverno 2002, prevista para iniciar em 4 de junho. A ação no Ginásio Tesourinha será retomada nesta terça-feira, 31, e quarta-feira, 1º, a partir das 19h, com 60 vagas de acolhimento para pernoite.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, destacou que a rede está preparada. "Neste momento temos vagas disponíveis na rede de acolhimento. Mas, como as temperaturas devem baixar bastante nos próximos dois dias, optamos por reabrir o acolhimento no Tesourinha”, afirma. 

Para o acolhimento no Tesourinha, é solicitada doação de materiais de higiene pessoal, papel higiênico e insumos para café da manhã como leite, achocolatado, suco e café.

Abordagem social - Uma equipe de técnicos da Fasc e suporte de transporte às equipes de abordagem social começam nesta segunda-feira, 30, plantão estendido até as 22h. A presidente da Fasc, Cátia Lara Martins, reforça a importância da rede de apoio para noites mais frias. “Estamos preparados, juntos à rede própria e de parceiros da prefeitura, para receber essas pessoas com a proposta de ofertar todo o apoio necessário nos dias de frio intenso e se, necessário, ao acolhimento institucional", afirma Cátia.

A rede municipal oferece 590 vagas para pessoas em situação de rua em albergues e pousadas. Como retaguarda, há dez paróquias da Arquidiocese de Porto Alegre preparadas para acolher dez pessoas em cada uma. Ao todo são 690 vagas disponíveis. 

Rede de atendimento noturno

Albergue Dias da Cruz: albergue 12h 
Avenida Azenha, 366 - Azenha

Albergue Acolher 1 - albergue 12h 
Rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim

Albergue Acolher 2 - albergue 12h
Rua 7 de Abril, 315 – Floresta

Central de Abordagem -  atendimento 24h pelos telefones (51) 3289 4994 ou pelo 156 opção 7

Rede de atendimento diurno

Os Centros POP têm atendimento social com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.

Centro POP 1 - Santana
Avenida João Pessoa, 2384, Farroupilha 

Centro POP 2 - Floresta
Rua Gaspar Martins, 114/120, Floresta 

Centro POP 3 - Navegantes
Avenida França, 496, Navegantes 

SCFV - Adultos Pop Rua - Ilê Mulher
Rua Santo Antônio, 64, Floresta

Restaurantes Populares - almoço
Centro: rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)
Vila Cruzeiro:  rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)
Lomba do Pinheiro: rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta-feira)
Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)
Zona Norte: Rua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta (segunda a sexta-feira)

Doação de Agasalhos – A Campanha do Agasalho 2022 está em  vigor. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas em 16 pontos já cadastrados na campanha. Acesse aqui os locais de arredação.

Evelize Fabricio e Maria Emilia Portella

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes