Parada de Luta encerra comemorações do Dia do Orgulho

17/07/2022 20:46

  

Giulian Serafim / PMPA
SAÚDE
Saúde levou orientações e serviços ao evento

A Parada de Luta LGBTQIA+, realizada neste domingo, 17, encerrou as atividades em referência ao Dia do Orgulho, comemorado em 28 de junho. Centenas de pessoas se reuniram no Largo dos Açorianos, a partir do meio-dia, e se deslocaram para a Orla do Guaíba, onde uma programação de atrações artístico-culturais agitou o fim da tarde.

Shows de música, dança, DJ’s e drag queens coloriram a orla e defenderam o direito por respeito e liberdade da comunidade LGBTQIA+.  

O evento, promovido pela sociedade civil com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, contou com a participação da Secretaria Municipal da Saúde. Foram distribuídos kits com lubrificantes, preservativos, autotestes para HIV e materiais informativos sobre prevenção de hepatites virais.

Dados – De acordo com a pesquisa publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em maio de 2022 cerca de 2,9 milhões de brasileiros maiores de 18 anos se declaram homo ou bissexuais. O número equivale a 1,8% da população adulta do país. Em Porto Alegre, 5,1% dos adultos se declararam homossexuais ou bissexuais, o maior percentual entre as capitais.

Eduarda Alcaraz

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes