Live alerta sobre violência contra idosos nesta quarta-feira

16/06/2021 08:54

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Coordenação de Direitos do Idoso da Diretoria de Direitos Humanos e Outras Identitárias (DDHOI), dá sequência nesta quarta-feira, 16, às 11h, à série de quatro lives de combate aos maus-tratos contra idosos. O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa é celebrado no dia 15 de junho, e as transmissões na página do Facebook da secretaria se estendem durante todo mês de junho (ver programação abaixo). 

Com o tema “Proteção à pessoa idosa: como preservar a dignidade e a vida”, a conversa, sempre às quartas-feiras, tem como mediador o coordenador dos Direitos do Idoso de Porto Alegre, Raphael Ramalho. Ele recebe convidados para abordar demandas específicas da terceira idade por diferentes pontos de vista, como integrantes da comunidade LGBTQI+, migrantes, negros (as) e mulheres.

A primeira transmissão ocorreu no dia 9, com a professora e griô, Franquilina Maria Cardoso, e pode ser acessada aqui. Na oportunidade, Ramalho destacou que a falta de valorização é uma das causas de agressão contra idosos. “Muitas vezes, o idoso é reconhecido por ser o recurso financeiro, mas precisa ser valorizado como potencial cultural e educacional da família”, afirmou o coordenador. Porto Alegre é a capital com o maior índice de envelhecimento do país, 55% da população tem 60 anos ou mais.

Agressões - Segundo o Disque 100, as denúncias de maus tratos contra idosos aumentaram no Brasil. De acordo com os dados, mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos foram registrados contra idosos no país no primeiro semestre de 2021. Para fins de comparação, entre os meses de janeiro e setembro do ano passado foram recebidas 62.109 denúncias – contra 36.181 no mesmo período de 2019.

Com a maior permanência das pessoas em casa, os atritos familiares aumentaram e acarretaram em violência psicológica, emocional e/ou física contra os patriarcas ou as matriarcas. Ramalho destaca que a maior parte das agressões acontece dentro de casa. “Pelos depoimentos que recebemos no Centro de Referência dos Direitos Humanos, casos de negligência, abandono, desrespeito e violência acontecem dentro do seio familiar”, relata.

Direitos do Idoso - A Coordenadoria dos Direitos do Idoso de Porto Alegre atende diariamente, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, pelos telefones (51) 3289-5109 e 3289-2065. Para denunciar abuso ou maus tratos, ligue para o disque-denúncia do Centro De Referência em Direitos Humanos (CRDH): 0800 642 0100.

Programação

Dia 16/6, às 11h, Proteção à pessoa idosa migrante

Dia 23/6, às 11h, Proteção à pessoa idosa LGTBQI+

Dia 30/6, às 11h, Proteção à pessoa idosa mulher

Eduarda Alcaraz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes