População trans terá um dia de ações especiais nesta segunda

30/01/2023 07:00
Pedro Piegas / PMPA
Desenvolvimento Social
Data é lembrada em 29 de janeiro

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Coordenadoria de Direitos de Diversidade Sexual e Gênero e do Sine Municipal, promove um dia de atividades para pessoas transsexuais e transgênero em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro. Nesta segunda-feira, 30, a partir das 8h, serão oferecidas vagas de trabalho exclusivas para este público.

Também serão realizadas palestras e orientações sobre cuidados com a saúde da população LGBTQI+ e sobre a Delegacia de Combate à Intolerância. No mesmo dia, será possível fazer o encaminhamento para retificação de nome. A ação acontece na unidade do Sine, na avenida Sepúvelda, s/nº, no Centro Histórico.

De acordo com a coordenadora da Diversidade Sexual e Gênero da SMDS, Camila Rodrigues, é preciso que a sociedade reconheça as pessoas para além da sua orientação. Segundo ela, a sociedade tem que ter um olhar igual, assim como tem com as  pessoas cisgênero. "Temos inúmeros talentos e ótimos profissionais que são trans. Convido os empregadores que olhem para o currículo e não para a orientação sexual ou de gênero", completa Camila.

Programação
8h30 - Recepção e cadastros para retificação de nome 
9h - Palestra: Serviços Prestados pela ONG SOMOS – Caio Klein
9h40 - Palestra: Combate à Discriminação População T – delegada Andrea Mattos
10h - Intervalo
10h30 - Palestra: Saúde Cuidados Integrais com Saúde Primária
13h – Ação T- empregabilidade para o público trans - entrevistas de emprego e encaminhamento para vagas específicas

 

Eduarda Alcaraz

Lissandra Mendonça