Curso gratuito promove formação digital para jovens em vulnerabilidade

05/12/2022 15:05

  

Eduarda Alcaraz / SMDS / PMPA
Desenvolvimento Social
Vinte melhores alunos receberão bolsa para a formação integral do curso

Teve início nessa segunda-feira, 5, o curso de inclusão digital para jovens dos coletivos do Pró-Jovem. A formação profissional gratuita é uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda (CTER), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS). A seleção dos estudantes foi feita pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

A turma é formada por 20 participantes que irão desenvolver habilidades básicas de programas digitais. Ao final, aqueles que mais se destacarem receberão bolsa de estudos do Senac Tech para o curso de Tecnologia da Informação. A estudante Laura Cardoso, 16 anos, mora no Lami e se deslocou até a escola Senac Tech porque acredita que terá novas oportunidades. “Minha expectativa é aprender bastante, ter novas experiências. Quero colocar este curso no meu currículo. Sei que isso vai fazer muita diferença para mim”, conta Laura, que integra o Pro-Jovem, no coletivo Amurt-Amurtel.

Para estimular ainda mais os jovens, o secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, associou o curso à uma partida de Copa do Mundo. “Nós reunimos a melhor estrutura, equipamentos e professores e construímos uma micro copa para vocês. A bola está no centro do campo, mas nada terá sentido se vocês não jogarem. O resultado da partida depende de vocês”, analisou Voigt.

Futuro - O curso integra o projeto Mercado de Trabalho do Futuro, desenvolvido pela CTER para incentivar a formação dos adolescentes em novas áreas do conhecimento e tecnologias. De acordo com o diretor Adriano Weinmann, os conhecimentos nesta área são valorizados no mercado de trabalho. “Com os conteúdos que serão apresentados em aula, os estudantes poderão para adquirir conhecimentos para mudar de vida”, analisa Weinmann.

O presidente da Fasc, André Coronel, destacou a satisfação de participar da convocação dos jovens para compor a turma. “Estamos muito empenhados em fazer que vocês tenham oportunidades de uma formação para construírem um futuro melhor, mas cada um precisa ter dentro de si essa vontade e essa responsabilidade”, afirmou Coronel

A diretora da escola Senac Tech, Daniela Favaretto, recebeu com entusiasmo os novos estudantes. “Esse é um projeto desenvolvido por muitas mãos. Nós queremos compartilhar conhecimentos sólidos e significativos para realização dos sonhos de cada um”, destaca Daniela. Na escola todos têm acesso à biblioteca, computadores e espaços de convivência para trocar experiências, além de desenvolver habilidades técnicas e sociais.

 

Eduarda Alcaraz

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes