Comunidade da Lomba do Pinheiro recebe espaço multicultural

19/05/2022 18:06
Eduarda Alcaraz/SMDS PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Projeto integra programa do governo federal e foi executado pela prefeitura

Nesta quinta-feira, 19, foi oficialmente entregue o complexo esportivo e cultural Pracinha da Cidadania para a comunidade da Lomba do Pinheiro. O projeto é parte de um programa do Governo Federal e foi executado pela Prefeitura de Porto Alegre pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude, Cultura e Obras e Infraestrura. O local será administrado por um conselho gestor formado por representantes governamentais e da comunidade. Os gestores tomaram posse no evento. (fotos)

O prefeito Sebastião Melo celebrou a parceria do município com o governo federal entregue à comunidade. “A população tem que assumir este espaço, isso aqui é da comunidade e não de um governo. Um espaço de cidadania, criatividade e de inovação que levará enormes ganhos de qualidade de vida para centenas de crianças e adolescentes da região”, ressalta.

O Secretário Nacional de Cultura do Ministério do Turismo, Hélio Ferraz, informou que desde 2020 já foram entregues 31 espaços iguais à Pracinha da Cultura da Lomba do Pinheiro com um investimento de R$ 86 milhões e ainda há 50 em construção para serem entregues ainda em 2022. No Rio Grande do Sul são 22 espaços com 16 já concluídos. “Entendemos o valor da cultura como patrimônio do nosso povo, e nosso objetivo é desenvolvê-la e fomentá-la. Levar a cultura para as praças, escolas, para o homem comum, com esporte, educação, serviços e arte”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, lembrou que a obra teve vários entraves, mas a persistência da gestão pública e apoio da comunidade possibilitou a conclusão. “Aqui temos um gesto de uma obra comunitária que atravessou várias gestões municipais. A nossa alegria é ter concluído essa obra ansiosamente esperada pela comunidade que agora recebe um espaço múltiplo para cultura, esporte, lazer e proteção social”, concluiu.

Em nome da comunidade falaram os representantes do Conselho Gestor, João José Marcelo e Margarida dos Santos Gonçalves. Eles lembraram várias etapas dos dez anos de obra e agradeceram a todos os envolvidos para que chegasse este momento de entrega do complexo. Tomaram posse 16 integrantes do Conselho Gestor. Entre os titulares são quatro representantes governamentais, oito da sociedade civil organizada e quatro da comunidade.

Participação da comunidade  - Uma das marcas deste projeto é a inclusão da comunidade nas ações de um equipamento público. Para ilustrar essa característica, representantes artístico-culturais da Lomba do Pinheiro se apresentaram para o público. A Orquestra Villa-Lobos, da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, deu início à entrega tocando clássicos da música brasileira. O rapper Gangster apresentou  composição própria, que valoriza a mulher negra da periferia. Para encerrar, o grupo Casa Grande fez demonstração de movimentos da capoeira.

Artesãs - As mulheres que participaram da oficina de artesanato na Mobilização Social expuseram as suas obras em uma das salas multiuso do prédio. Foram apresentadas peças confeccionadas com biscuit, vasos decorados e bijuterias.

Histórico - A obra, localizada na Estrada João de Oliveira Remião, na Lomba do Pinheiro, foi iniciada em dezembro de 2013 e paralisada em dezembro de 2015, com 75% da obra executada e sem motivo justificado pela construtora. A prefeitura entrou com ação judicial contra a construtora e teve ganho de causa. A construção foi retomada em agosto de 2019. Após a superação dos entraves contratuais e a quitação dos valores devidos à executora, a obra avançou durante o ano de 2021, sendo concluída em dezembro. No início de 2022, foram realizadas as últimas etapas para entrega oficial do espaço para a comunidade, como a realização de oficinas, apresentações e o plantio de um pinheiro.

Maria Emilia Portella e Eduarda Alcaraz

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes