Aberta a 31ª Semana Municipal da Consciência Negra

14/11/2021 18:28

  

Eduarda Alcaraz/SMDS PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Abertura oficial ocorreu na manhã deste domingo, no cooworking Nau Live Spaces, no Quarto Distrito

Feira e Jornada de Afroempreendedorismo, mentorias especializadas, rodas de conversa e apresentações culturais marcaram o primeiro dia da 31ª Semana Municipal da Consciência Negra.

A abertura oficial ocorreu na manhã deste domingo, 14, no cooworking Nau Live Spaces, no Quarto Distrito. O evento contou com a presença internacional do ministro do Estado de Oxum, da Nigéria, Arabá Auo Ilobu, acompanhado pelo Babalaô Ifanii Aldê Ojo.

Com o tema Encontrei minhas origens - 50 anos do 20 de novembro: avanços e resistência, a Semana da Consciência Negra 2021 será marcada pelo debate contra o preconceito racial, o estímulo ao empreendedorismo e a comemoração do cinquentenário do Dia 20 de Novembro, idealizado pelo poeta gaúcho Oliveira Silveira.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, comemorou a programação de 2021. “Como gestor público, tenho grande alegria em ter encontrado uma Rede como a Reafro, um movimento como o POA Inquieta e a nossa secretaria municipal da Inovação, para serem nossos parceiros e mudarmos a forma de marcar esta data. Não mais como uma política de gueto, mas como um tema de todos nós”, concluiu.

Também presente na cerimônia, o secretário municipal da Inovação, Luiz Carlos Pinto, afirmou estar à disposição para colaborar na construção de ações que sejam produtivas e diferenciadas. O secretário adjunto da Cultura, Clóvis André Silva da Silva, que há muito tempo milita no movimento negro, ressaltou a necessidade de investimento na causa, começando pelas ações culturais.    

A coordenadora de Direitos e Promoção da Igualdade Racial da SMDS, Adriana Santos, enfatizou a necessidade de união para avanços nas reflexões da Semana da Consciência Negra. “Oliveira Silveira idealizou esta semana para darmos visibilidade à nossa negritude. Mas precisamos de parcerias para a construção de uma identidade coletiva para avançarmos em todas as questões.”

Estiveram presentes na abertura oficial da Semana o idealizador do POA Inquieta, Cezar Paz, o professor e representante do Pacto Alegre, Jorge Audi, a pesquisadora e professora do Núcleo de Pesquisas EAD Ufrgs, Maria da Graça Paiva, o Babá Marcelo de Lira e o coordenador do Movimento Negro, Felipe Teixeira.

Nesta terça-feira, 16, às 17h, na página do facebook da SMDS, será realizado o debate virtual Oliveira Silveira vive-os 50 anos de histórias negras do 20 de novembro, com a participação da professora e pesquisadora Sátira Machado e da filha do poeta, Naiara Silveira.

A 31ª Semana da Consciência Negra de Porto Alegre é realizada de acordo com a Lei Municipal nº 6986, de 27 de dezembro de 1991. A programação é organizada por uma Comissão Especial da Semana, Conselho Municipal do Povo Negro, Coordenação de Direitos e Promoção de Igualdade Racial da SMDS e, neste ano, conta com a parceria da Rede Brasil de Afroeempreendedores – Reafro, Movimento POA Inquieta e Associação Comercial de Porto Alegre.

Maria Emilia Portella

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes