Porto Alegre fecha mês de julho com abertura de 1.896 postos de trabalho

27/08/2021 14:37
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
No total de 2021, a cidade alcançou a marca de 19.464 admissões

Porto Alegre registrou 1.896 novos postos de trabalho com carteira assinada somente no mês de julho, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência nesta quinta-feira, 26. Em 2021, a cidade alcançou a marca de 19.464 admissões. Os índices estão no painel de informações do Caged e foram analisados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET). 

"Há uma tendência mundial de recuperação econômica. Nós estamos trabalhando com programas para fortalecer essa retomada em Porto Alegre a partir do incentivo ao empreendedorismo. Redução de impostos, extinção de taxas e políticas de desburocratização são o nosso norte", ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni.     

Ao comparar o resultado anual acumulado do mês de julho de 2020 com o mesmo período deste ano, a cidade apresentou um aumento de 4%. “Em julho do ano passado havia 526.336 postos de trabalho com carteira assinada. Já no acumulado de 2021 há 547.281 empregados com carteira assinada. Porém, é importante lembrarmos que o resultado de 2020 foi fortemente afetado pelos impactos negativos da pandemia no segundo e no terceiro trimestreâ€, analisou o economista da SMDET, Marcelo Ayub.

Novo Caged - Desde janeiro de 2020, o uso do Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi substituído pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para parte das empresas. Permanece a obrigatoriedade de envio das informações por meio do Caged apenas para órgãos públicos e organizações internacionais que contratam celetistas. 

O Novo Caged é a geração das estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web.

 

Thaísa Rossa

Lucas Barroso