Guarda Municipal: inscrições para concurso têm início nesta terça-feira

28/06/2022 08:46
Pedro Piegas/PMPA
segurança
Candidatos devem ter idade máxima de 25 anos. Inscrições começam na terça-feira

A Prefeitura de Porto Alegre, por intermédio da Secretaria de Administração e Patrimônio, abre concurso público de Guarda Civil Municipal. A banca organizadora é a Fundação La Salle. São 32 vagas para cargo de provimento efetivo, além de cadastro reserva. Destas, seis foram reservadas para pessoas afrodescendentes e três para pessoas com deficiência. As inscrições ocorrem a partir de terça-feira, 28, até as 17h do dia 27 de julho, exclusivamente neste link. Os candidatos devem ter idade máxima de 25 anos até a data da inscrição, mesmo patamar adotado para ingresso na Brigada Militar. O edital foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre. 

Os requisitos mínimos exigidos são ensino médio completo e Carteira de Habilitação categoria “B”. A taxa de inscrição é de R$ 98,72. O salário base é de R$ 1.398,50, para 30 horas semanais, somado à gratificação por risco de vida de 30% sobre o vencimento inicial, além do auxílio alimentação. Caso seja de necessidade da Administração, os aprovados poderão ser convocados para cumprirem Regime de Tempo Integral, de 40 horas semanais e terão um acréscimo de 50% do valor inicial do vencimento.

“Este concurso, aberto por determinação do prefeito Sebastião Melo, será o primeiro que possibilitará o ingresso de novos guardas municipais com idade máxima de 25 anos por ocasião da inscrição. A nossa Guarda Municipal tem papel fundamental no poder de polícia em Porto Alegre. Aumentar o efetivo é fundamental e prioridade desta gestão", ressalta o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa.

“A inclusão regular de novos guardas é extremamente importante para renovação do nosso efetivo. O ingresso dos novos agentes, com limite de idade, vai ao encontro deste novo momento da Guarda Municipal, que está mais atuante e estruturada para auxiliar na segurança dos espaços públicos da Capital”, destacou o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

O certame é dividido em quatro etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório. Na primeira, com data prevista para 25 de outubro, serão aplicadas as provas objetivas. Na segunda, os testes de aptidão física; na terceira, os exames de aptidão psicológica e, por fim, serão realizados os testes de tiro.

A prova objetiva contém 60 perguntas, divididas por disciplina: 20 questões de Língua Portuguesa, 20 de Legislação, dez de raciocínio lógico e mais dez de Informática. O candidato terá o tempo máximo de quatro horas para realizar a prova objetiva e preencher a grade de respostas. Na prova de aptidão física, serão aplicados testes de abdominais, flexão, barra, salto em altura e corrida.

Inscrição presencial - Para candidatos com dificuldade de acesso à internet, haverá posto de inscrição na sede da Fundação La Salle, responsável pela organização do concurso público. A entidade fica localizada na av. Getúlio Vargas nº 5558, Sala 105, no Centro de Canoas e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e 13h30 às 18h.

O edital completo está disponível neste site. O último concurso para Guarda Municipal ocorreu em 2015, com ingresso de nove agentes.

Andrea Pinto e Lucas Rivas

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes