Treinamento de servidores fortalece compliance na prefeitura

13/07/2021 16:50
Giulian Serafim / PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
Secretaria quer treinar 18 mil servidores até o fim do ano

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) promoveu nesta terça-feira, 13, mais um encontro Um Dia de Transparência. Com foco no desenvolvimento e fortalecimento do Compliance na Prefeitura de Porto Alegre, a reunião contou com a participação de representantes de secretarias que estão recebendo treinamento para disseminar e aprimorar a cultura da integridade.

De acordo com o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, a intenção foi apresentar aos pontos focais de cada órgão os objetivos alcançados até o momento e as metas que serão conquistadas ao longo do ano. “No primeiro semestre assinamos os decretos que instituíram o Programa de Compliance, o Código de Conduta da Alta Administração e Servidores Públicos e o decreto de relacionamento com fornecedores, parceiros e prestadores de serviços. São iniciativas que impactam na melhoria do padrão de conduta dos servidores e responsabilidade com o cidadão”, ressalta.

Para a secretaria-adjunta da SMTC, Luciane Rache, o encontro é importante para a Política de Proteção de Dados Pessoais. “Lançamos o vídeo institucional para formação de todos os servidores da prefeitura, assim como uma cartilha informativa. Além disso, foi estruturado o Comitê Gestor, bem como da Secretaria Executiva e do Grupo de Encarregados da prefeitura”, diz ela.

A expectativa da secretaria é fazer o treinamento dos mais de 18 mil servidores públicos até o fim de 2021. Segundo o coordenador de Compliance, Jader Branco Cavalheiro, várias ações estão sendo planejadas e a mais ousada é estender a cultura do compliance (integridade) aos municípios gaúchos. “Firmamos um acordo entre a Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e a prefeitura que levará esse programa para todo o Estado”, explica.

Também compareceram na reunião representantes SMTC, entre eles o diretor Alexsandro Machado, que falou sobre o desenvolvimento profissional no compliance, e os especialistas Eliana Herzog e André Pontin.

 

 

 

Lisie Bastos Venegas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes