Prefeitura promove encontro com especialistas em cidades inteligentes

13/05/2021 17:02

A Secretaria de Transparência e Controladoria (SMTC) segue realizando uma série de reuniões virtuais com cidades que possuem experiência e modelos de cidades inteligentes para compartilhar com a Capital gaúcha. Nesta quinta-feira, 13, foi a vez de conversar com representantes da cidade de Barcelona, na Espanha, considerada líder deste movimento e pioneira em planejamento urbano inteligente.

“Estamos buscando exemplos no Brasil e no mundo para a construção de um modelo que traga soluções tecnológicas para as principais questões da cidade”, explica o secretário Gustavo Ferenci. 

De acordo especialista catalão, Josep Piqué, mentor do Pacto Alegre e que tem como principal credencial a formulação do projeto no distrito 22@, em Barcelona, revitalizando uma área de 200 hectares, o mundo vive a 4ª revolução industrial, que significa uma nova forma de trabalhar e viver. “Trata-se de um tsunami tecnológico no qual todos estamos submetidos. Isto se converte em uma transformação digital na forma que até então conhecíamos a administração”, diz, enfatizando que os governos com foco em cidades inteligentes planejam essencialmente a forma como é pensada a relação com o cidadão. 

Piqué salienta ainda que a tecnologia é um instrumento significativo, mas que por si só não chega a lugar algum. Destaca que é necessário conectar a tecnologia com a estratégia e a ação e ter claro que tudo que puder ser digitalizado será muito mais eficiente.  

Os consultores Andreu Francisco e Carol Romero relataram que Barcelona iniciou o processo de conversão tecnológica há cerca de 25 anos.  “Acreditamos em um trabalho onde consultas e propostas junto à população são o diferencial para garantia da democracia na tomada de decisões. A partir dos nossos sistemas de dados iniciamos a implementação dos projetos, sempre acompanhando e monitorando sua correta execução”, disse Carol.

Acompanharam a reunião a secretaria-adjunta da SMTC, Luciane Rache, o secretário do Gabinete de Inovação, Fernando Mattos; a presidente da Procempa, Letícia Batistela; o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cássio Trogildo e o vereador Pablo Melo. 

Nesta sexta-feira será a vez de conhecer o exemplo de Curitiba. Interessados podem acompanhar a reunião neste link às 8h30. No dia 17, às 10h, está prevista a realização de audiência pública, com transmissão ao vivo pelo Facebook da prefeitura, sobre a interligação de todos os canais de atendimento do Município. A SMTC lançou em abril uma Consulta Pública para modernizar e qualificar os canais de comunicação entre a Prefeitura e o cidadão.

Lisie Bastos Venegas

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes