Portal da Transparência é atualizado

26/03/2021 15:11
Captura de tela / PMPA
TRANSPARÊCIA
Gerenciado pela Secretaria de Transparência e desenvolvido pela Procempa, portal está mais moderno e intuitivo

O Portal da Transparência de Porto Alegre foi atualizado e, nesta sexta-feira, 26, passou a contar com uma nova interface, com acesso mais amigável e fácil. O sistema foi desenvolvido para reunir dados sobre o uso dos recursos públicos e da gestão municipal, bem como oferecer informações do governo solicitadas pelo cidadão.

“As mudanças no portal foram efetivadas para atender às demandas reais do cidadão”, ressaltou o secretário Municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, pasta que gerencia a plataforma. Durante reunião virtual de trabalho, que contou com a presença de jornalistas, servidores públicos, representantes da Procempa e organizações da sociedade civil, Ferenci ressaltou que a ideia é estabelecer um diálogo permanente entre o poder público e a sociedade para a construção de uma cidade mais inteligente.

Professor doutor em Direito Público, dedicado ao controle da administração, transparência e compliance, com larga atuação na prefeitura e governo de São Paulo, Gustavo Ungaro acompanhou o encontro e elogiou o trabalho da equipe. 
“A transparência pública fortalece a democracia, e Porto Alegre é uma referência de vanguarda nesse sentido”, afirmou. 

Ungaro complementou afirmando que é preciso levar em conta a avaliação do cidadão sobre os serviços e ver as questões da perspectiva da sociedade, sem ficar engessados com a visão burocrática. “O portal é um espaço do poder público que deve dar vazão à visão do cidadão”. Ele lembrou que envolver as secretarias para que os bancos de informações estejam atualizados e disponíveis é primordial. “O desafio é fazer com que a ferramenta passe a fazer parte do cotidiano das pessoas e também gere interação com outros poderes, o Legislativo, por exemplo”, concluiu. 

A secretária adjunta Luciana Rache salientou que nada se constrói sozinho, e que o papel da secretaria é incentivar as demais pastas a compartilharem os dados. “O nosso trabalho começa na sensibilização do público interno para que a informação chegue de maneira mais clara possível ao cidadão”.  

Tecnologia - A remodelação do Portal da Transparência do município, desenvolvido pela equipe da Procempa, foi realizada para torná-lo mais moderno e intuitivo. A presidente da companhia, Letícia Batistela, reforça que a busca por novas tecnologias é constante e estar ao lado da Secretaria da Transparência nesses processos é fundamental. "Além da tecnologia que disponibilizamos, estamos atentos à necessidade do cidadão. Por isso, o trabalho feito em conjunto com a secretaria torna os resultados ainda mais assertivos." 

Foram implementados requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência, além de adaptar o site a diferentes formatos de telas. Também foi realizado o reagrupamento das informações em novas seções, deixando a busca mais intuitiva para o cidadão, facilitando a pesquisa de informações através de novos filtros. O sistema da atualização do site foi modernizado e customizado ao novo conceito. Algumas consultas ainda mantiveram seu formato original, assim como os Portais das Entidades, e deverão ser remodelados numa segunda versão do projeto.

 

Lisie Venegas e Liana Rigon

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes